Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO PIBID E PRP: O APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA RELAÇÃO COM O SABER

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investigou como egressos dos programas de fomento à formação inicial docente (PIBID e PRP) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, estabeleceram sua relação com o processo de aprender a ensinar Matemática. A pesquisa fundamenta-se na teoria da Relação com o Saber de Charlot (2000, 2021, 2024) e na contextualização dessa teoria ao contexto da docência em Matemática proposta por Souza (2015) ao propor a noção de figuras do aprender a ensinar. A lacuna que motivou este estudo refere-se à necessidade de compreender como a participação nesses programas influencia a constituição das figuras do aprender a ensinar do professor de Matemática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa básica, com objetivos descritivos, utilizando um questionário com dez perguntas aplicado a seis egressos dos programas. A análise revelou três figuras do aprender a ensinar: a Imbricação do Eu que reflete o desenvolvimento de habilidades práticas e didáticas; a Objetivação-Denominação evidenciando a internalização das competências adquiridas; e a Distanciação, que demonstra a reflexão crítica sobre a trajetória da formação docente. Os resultados indicam que a experiência nos programas contribuiu significativamente para a formação inicial dos participantes possibilitando o desenvolvimento de sua respectiva identidade profissional. Como limitação, destaca-se o tamanho reduzido da amostra, sugerindo a necessidade de estudos complementares para ampliar a compreensão sobre a relação entre programas de fomento e a construção da docência em Matemática.

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