Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO WINPLOT NO ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nesse estudo relata-se uma experiência realizada na disciplina de Informática Aplicada ao Ensino da Matemática com alunos do Curso de Licenciatura em Matemática. A proposta inicial foi a resolução de sistemas de equações do primeiro grau com duas variáveis utilizando diferentes métodos, como adição, substituição, comparação, regra de Cramer e geométrico, e por fim, a utilização do software Winplot como ferramenta de apoio visual. O embasamento teórico fundamenta-se em autores como D’Ambrósio (1999) e Borba e Penteado (2001), que discutem a importância das tecnologias no ensino da matemática. A metodologia aplicada foi a experimental e descritiva, com base em um estudo de caso, onde foi proposto pelo professor que cada aluno resolvesse individualmente um sistema. Observou-se que três alunos não conseguiram resolver o sistema, dois alunos conseguiram resolver utilizando apenas os métodos da adição e substituição, dois alunos resolveram utilizando os métodos da adição, substituição, comparação e Regra de Cramer, e apenas um conseguiu resolver corretamente utilizando todos os métodos. Após essa etapa, o professor explicou detalhadamente cada abordagem no quadro e propôs um novo sistema para que os alunos resolvessem com base nas explicações que ficaram disponíveis no quadro. Na segunda tentativa, cinco alunos conseguiram resolver o sistema utilizando todos os métodos, enquanto três ainda apresentaram dificuldades no método geométrico. Para complementar o aprendizado, o professor demonstrou novamente a resolução geométrica do sistema, para isso transformou cada equação em uma função do primeiro grau, esboçou o gráfico manualmente e mostrou que o ponto de interseção entre os gráficos representava a solução do sistema. Por fim, introduziu-se o software Winplot para plotar gráficos de funções de 1º grau. Os resultados indicaram que todos os alunos conseguiram entender conceitualmente e visivelmente a resolução de um sistema do 1º grau com duas variáveis, com a utilização do software Winplot.

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