Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS RURAIS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA LOCALIZADA EM CUMARU-PE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125644
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1799
    "inscrito_id" => 3621
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS RURAIS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA LOCALIZADA EM CUMARU-PE."
    "resumo" => "O ensino de ciências em contextos rurais é um tema de grande relevância, especialmente quando se analisa a prática pedagógica em uma escola rural, onde as especificidades do ambiente influenciam diretamente o processo educativo. Este estudo tem como objetivo discutir por meio de um relato de experiência, a prática pedagógica no ensino de ciências em uma escola localizada na zona rural de Cumaru-PE. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se o método de relato de experiência, havendo como meio, as obras de autores como Mortimer e Scott (2002), Krasilchik (2008) e Freire (1987), que defendem a importância da contextualização do ensino e destacam as dificuldades enfrentadas pelos docentes nas escolas rurais, como a falta de recursos didáticos adequados e a necessidade de adaptar os conteúdos curriculares à realidade local. Os resultados obtidos revelam que, apesar das limitações estruturais, a criatividade e inovação ao utilizar o ambiente natural e cultural como recursos didáticos, são notáveis. Enfatiza-se a importância da formação continuada dos educadores, que não só enriquece suas práticas pedagógicas, mas também promove um espaço de troca e colaboração entre os docentes. Esse apoio mútuo é fundamental para superar os desafios enfrentados no cotidiano escolar e para implementar metodologias que engajem os alunos no aprendizado das ciências. Em conclusão, o ensino de ciências em contextos rurais apresenta tanto desafios quanto oportunidades únicas para enriquecer a educação dos alunos. A reflexão sobre as experiências vivenciadas pelos professores é crucial para transformar dificuldades em inovações pedagógicas que beneficiem o processo educativo. Assim, é possível afirmar que a valorização do contexto local e a formação contínua dos educadores são essenciais para promover uma educação científica relevante e significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3621_TB1799_30102025224640.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLANE BARBOZA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "DARLANE"
    "autor_email" => "darlanebarboza112213@outlook.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (FAINTVISA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125644
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1799
    "inscrito_id" => 3621
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS RURAIS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA LOCALIZADA EM CUMARU-PE."
    "resumo" => "O ensino de ciências em contextos rurais é um tema de grande relevância, especialmente quando se analisa a prática pedagógica em uma escola rural, onde as especificidades do ambiente influenciam diretamente o processo educativo. Este estudo tem como objetivo discutir por meio de um relato de experiência, a prática pedagógica no ensino de ciências em uma escola localizada na zona rural de Cumaru-PE. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se o método de relato de experiência, havendo como meio, as obras de autores como Mortimer e Scott (2002), Krasilchik (2008) e Freire (1987), que defendem a importância da contextualização do ensino e destacam as dificuldades enfrentadas pelos docentes nas escolas rurais, como a falta de recursos didáticos adequados e a necessidade de adaptar os conteúdos curriculares à realidade local. Os resultados obtidos revelam que, apesar das limitações estruturais, a criatividade e inovação ao utilizar o ambiente natural e cultural como recursos didáticos, são notáveis. Enfatiza-se a importância da formação continuada dos educadores, que não só enriquece suas práticas pedagógicas, mas também promove um espaço de troca e colaboração entre os docentes. Esse apoio mútuo é fundamental para superar os desafios enfrentados no cotidiano escolar e para implementar metodologias que engajem os alunos no aprendizado das ciências. Em conclusão, o ensino de ciências em contextos rurais apresenta tanto desafios quanto oportunidades únicas para enriquecer a educação dos alunos. A reflexão sobre as experiências vivenciadas pelos professores é crucial para transformar dificuldades em inovações pedagógicas que beneficiem o processo educativo. Assim, é possível afirmar que a valorização do contexto local e a formação contínua dos educadores são essenciais para promover uma educação científica relevante e significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3621_TB1799_30102025224640.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARLANE BARBOZA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "DARLANE"
    "autor_email" => "darlanebarboza112213@outlook.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (FAINTVISA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de ciências em contextos rurais é um tema de grande relevância, especialmente quando se analisa a prática pedagógica em uma escola rural, onde as especificidades do ambiente influenciam diretamente o processo educativo. Este estudo tem como objetivo discutir por meio de um relato de experiência, a prática pedagógica no ensino de ciências em uma escola localizada na zona rural de Cumaru-PE. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se o método de relato de experiência, havendo como meio, as obras de autores como Mortimer e Scott (2002), Krasilchik (2008) e Freire (1987), que defendem a importância da contextualização do ensino e destacam as dificuldades enfrentadas pelos docentes nas escolas rurais, como a falta de recursos didáticos adequados e a necessidade de adaptar os conteúdos curriculares à realidade local. Os resultados obtidos revelam que, apesar das limitações estruturais, a criatividade e inovação ao utilizar o ambiente natural e cultural como recursos didáticos, são notáveis. Enfatiza-se a importância da formação continuada dos educadores, que não só enriquece suas práticas pedagógicas, mas também promove um espaço de troca e colaboração entre os docentes. Esse apoio mútuo é fundamental para superar os desafios enfrentados no cotidiano escolar e para implementar metodologias que engajem os alunos no aprendizado das ciências. Em conclusão, o ensino de ciências em contextos rurais apresenta tanto desafios quanto oportunidades únicas para enriquecer a educação dos alunos. A reflexão sobre as experiências vivenciadas pelos professores é crucial para transformar dificuldades em inovações pedagógicas que beneficiem o processo educativo. Assim, é possível afirmar que a valorização do contexto local e a formação contínua dos educadores são essenciais para promover uma educação científica relevante e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.