Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DA PERSPECTIVA DECOLONIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar o processo de alfabetização e letramento por meio da perspectiva decolonial. A pesquisa foi realizada “Apoio de aprendizagem” no Movimento República de Emaús durante o primeiro semestre de 2024, com crianças dos anos iniciais em turmas multisseriadas. Buscou desenvolver atividades interdisciplinares articuladas com temáticas relacionadas ao bairro do Bengui, ao próprio Movimento República de Emaús e até mesmo à cidade de Belém. Foram desenvolvidas produções textuais, promovendo o desenvolvimento da escrita e a leitura, valorizando o conhecimento prévio dos educandos e resgatando temáticas que lhe atravessam no cotidiano, promovendo assim uma alfabetização significativa e atrativa. O estudo tem como embasamento estudiosos como Freire (1990), Soares (2004), Walsh (2014), dentre outros autores que discutem sobre alfabetização e decolonialidade. O estudo resulta de uma abordagem metodológica voltada à pesquisa-ação contemplada em diferentes etapas, desde o diagnóstico inicial das habilidades de escrita e leitura das crianças até os avanços. No entanto, os resultados mostraram que os alunos diante das suas particularidades de níveis de conceitualização de escrita, experiências com uma diversidade textual ainda na fase da alfabetização e letramento tiveram avanços relevantes, mostrando maior desenvoltura, concentração e intencionalidade como avanços no processo de alfabetização na perspectiva de letramento, visto que o trabalho envolve o cotidiano do bairro, da cidade e os locais por onde as crianças circulam. Os resultados além de evidenciarem que as articulações entre teorias e práticas podem proporcionar avanços nas aprendizagens, deixam à mostra que as práticas socioculturais das comunidades precisam integrar as atividades de escrita, leitura e oralidade.

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