Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO PROFESSOR EM UM PROJETO DE LETRAMENTO “ MEU BAÚ DE MEMÓRIAS’’ COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126357
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3333
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR EM UM PROJETO DE LETRAMENTO “ MEU BAÚ DE MEMÓRIAS’’ COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Os projetos de letramento consistem em estratégias pedagógicas que visam a criação de ambientes de aprendizagem que proporcionam experiências relacionadas á leitura e escrita, estimulando o desenvolvimento de habilidades de alfabetização de forma lúdica e significativa. Na Educação infantil o letramento pode contribuir para o processo de alfabetização e escrita de maneira eficaz e significativa, sendo o docente peça fundamental diante desse cenário e durante o processo de Ensino e Aprendizagem . O letrar é mais que alfabetizar, a leitura e a escrita precisam fazer sentido para a vida do aluno. A leitura não se restringe apenas a locais convencionais, como a escola, vai para além disso, a leitura está presente em diferentes dimensões, ou seja, as crianças antes mesmas de serem inseridas no ambiente escolar, já estão inseridas no seu primeiro ciclo social que é a família, e traz consigo uma bagagem com suas experiências próprias antes mesmo de ingressar no ambiente Escolar. E visando desta forma que foi criado e desenvolvido o projeto “ Meu baú de mamórias”. Este trabalho busca apresentar o papel do professor frente a um projeto de letramento em uma Instituição de Ensino de Rede Privada no Município de Orobó, que possui o objetivo de resgate de informações por meio da utilização do recurso didático , o báu e por meio dos diversos tipos de gêneros Textuais, sendo eles: Biografia, o bilhete, os contos infantis a carta, a receita e entre outros. A ideia inicialmente foi a construção de uma linha do tempo por meio de um livro coletivo construído pelos estudantes, na qual cada criança irá explorar por meio de imagens pessoais, trabalhando o EU e posteriormente o OUTRO, enfatizando sua identidade pessoal. O baú ele servirá de ferramenta para descobertas dos textos, uma vez que esses textos estarão presentes dentro do baú, junto ao material que será utilizado durante aquele momento. Os resultados deste trabalho se dará por meio da vivência e das experiências dos alunos envolvidos por meio de suas percepções e ações durante o processo de Ensino e Aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9178_TB3333_30102025214453.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLY BARBOSA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLY"
    "autor_email" => "adriellysouza1607@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126357
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3333
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR EM UM PROJETO DE LETRAMENTO “ MEU BAÚ DE MEMÓRIAS’’ COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Os projetos de letramento consistem em estratégias pedagógicas que visam a criação de ambientes de aprendizagem que proporcionam experiências relacionadas á leitura e escrita, estimulando o desenvolvimento de habilidades de alfabetização de forma lúdica e significativa. Na Educação infantil o letramento pode contribuir para o processo de alfabetização e escrita de maneira eficaz e significativa, sendo o docente peça fundamental diante desse cenário e durante o processo de Ensino e Aprendizagem . O letrar é mais que alfabetizar, a leitura e a escrita precisam fazer sentido para a vida do aluno. A leitura não se restringe apenas a locais convencionais, como a escola, vai para além disso, a leitura está presente em diferentes dimensões, ou seja, as crianças antes mesmas de serem inseridas no ambiente escolar, já estão inseridas no seu primeiro ciclo social que é a família, e traz consigo uma bagagem com suas experiências próprias antes mesmo de ingressar no ambiente Escolar. E visando desta forma que foi criado e desenvolvido o projeto “ Meu baú de mamórias”. Este trabalho busca apresentar o papel do professor frente a um projeto de letramento em uma Instituição de Ensino de Rede Privada no Município de Orobó, que possui o objetivo de resgate de informações por meio da utilização do recurso didático , o báu e por meio dos diversos tipos de gêneros Textuais, sendo eles: Biografia, o bilhete, os contos infantis a carta, a receita e entre outros. A ideia inicialmente foi a construção de uma linha do tempo por meio de um livro coletivo construído pelos estudantes, na qual cada criança irá explorar por meio de imagens pessoais, trabalhando o EU e posteriormente o OUTRO, enfatizando sua identidade pessoal. O baú ele servirá de ferramenta para descobertas dos textos, uma vez que esses textos estarão presentes dentro do baú, junto ao material que será utilizado durante aquele momento. Os resultados deste trabalho se dará por meio da vivência e das experiências dos alunos envolvidos por meio de suas percepções e ações durante o processo de Ensino e Aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9178_TB3333_30102025214453.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLY BARBOSA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLY"
    "autor_email" => "adriellysouza1607@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os projetos de letramento consistem em estratégias pedagógicas que visam a criação de ambientes de aprendizagem que proporcionam experiências relacionadas á leitura e escrita, estimulando o desenvolvimento de habilidades de alfabetização de forma lúdica e significativa. Na Educação infantil o letramento pode contribuir para o processo de alfabetização e escrita de maneira eficaz e significativa, sendo o docente peça fundamental diante desse cenário e durante o processo de Ensino e Aprendizagem . O letrar é mais que alfabetizar, a leitura e a escrita precisam fazer sentido para a vida do aluno. A leitura não se restringe apenas a locais convencionais, como a escola, vai para além disso, a leitura está presente em diferentes dimensões, ou seja, as crianças antes mesmas de serem inseridas no ambiente escolar, já estão inseridas no seu primeiro ciclo social que é a família, e traz consigo uma bagagem com suas experiências próprias antes mesmo de ingressar no ambiente Escolar. E visando desta forma que foi criado e desenvolvido o projeto “ Meu baú de mamórias”. Este trabalho busca apresentar o papel do professor frente a um projeto de letramento em uma Instituição de Ensino de Rede Privada no Município de Orobó, que possui o objetivo de resgate de informações por meio da utilização do recurso didático , o báu e por meio dos diversos tipos de gêneros Textuais, sendo eles: Biografia, o bilhete, os contos infantis a carta, a receita e entre outros. A ideia inicialmente foi a construção de uma linha do tempo por meio de um livro coletivo construído pelos estudantes, na qual cada criança irá explorar por meio de imagens pessoais, trabalhando o EU e posteriormente o OUTRO, enfatizando sua identidade pessoal. O baú ele servirá de ferramenta para descobertas dos textos, uma vez que esses textos estarão presentes dentro do baú, junto ao material que será utilizado durante aquele momento. Os resultados deste trabalho se dará por meio da vivência e das experiências dos alunos envolvidos por meio de suas percepções e ações durante o processo de Ensino e Aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.