VALORIZAÇÃO DAS MULHERES NO ESPORTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126215 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2984 "inscrito_id" => 1371 "titulo" => "VALORIZAÇÃO DAS MULHERES NO ESPORTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente trabalho discute a valorização das mulheres no esporte e sua relevância na educação, em conformidade com a Lei 14.986/2024, que institui a Semana da Valorização de Mulheres que Fizeram História no currículo escolar. O objetivo é destacar a trajetória e as conquistas de atletas como Marta Silva, Simone Biles e Fernanda Yara da Silva, além de propor estratégias pedagógicas para tornar esse aprendizado mais acessível e dinâmico. A pesquisa utiliza metodologia bibliográfica, com a análise de livros, artigos e documentos oficiais para embasar a abordagem do tema. Como parte do estudo, foi desenvolvido um folder educativo sobre as atletas, além de atividades lúdicas, como quiz, caça-palavras e jogo da memória, para facilitar o ensino e engajar os estudantes na temática. Os resultados indicam que o uso de materiais interativos auxilia na compreensão e fixação do conteúdo, promovendo reflexões sobre a representatividade feminina no esporte. A aplicação dessas estratégias em sala de aula contribui para uma educação mais inclusiva, incentivando a equidade de gênero e o reconhecimento das conquistas femininas.Conclui-se que a valorização das mulheres no esporte deve ser amplamente trabalhada nas escolas, pois, além de cumprir a legislação vigente, fomenta uma cultura de respeito e igualdade. A integração de materiais didáticos e práticas pedagógicas inovadoras pode fortalecer a conscientização dos alunos sobre o papel das mulheres na sociedade, inspirando futuras gerações a lutar por mais oportunidades e reconhecimento no cenário esportivo e além." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1371_TB2984_29102025213339.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARIANA BRAGA XAVIER" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandaxavier96@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126215 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2984 "inscrito_id" => 1371 "titulo" => "VALORIZAÇÃO DAS MULHERES NO ESPORTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente trabalho discute a valorização das mulheres no esporte e sua relevância na educação, em conformidade com a Lei 14.986/2024, que institui a Semana da Valorização de Mulheres que Fizeram História no currículo escolar. O objetivo é destacar a trajetória e as conquistas de atletas como Marta Silva, Simone Biles e Fernanda Yara da Silva, além de propor estratégias pedagógicas para tornar esse aprendizado mais acessível e dinâmico. A pesquisa utiliza metodologia bibliográfica, com a análise de livros, artigos e documentos oficiais para embasar a abordagem do tema. Como parte do estudo, foi desenvolvido um folder educativo sobre as atletas, além de atividades lúdicas, como quiz, caça-palavras e jogo da memória, para facilitar o ensino e engajar os estudantes na temática. Os resultados indicam que o uso de materiais interativos auxilia na compreensão e fixação do conteúdo, promovendo reflexões sobre a representatividade feminina no esporte. A aplicação dessas estratégias em sala de aula contribui para uma educação mais inclusiva, incentivando a equidade de gênero e o reconhecimento das conquistas femininas.Conclui-se que a valorização das mulheres no esporte deve ser amplamente trabalhada nas escolas, pois, além de cumprir a legislação vigente, fomenta uma cultura de respeito e igualdade. A integração de materiais didáticos e práticas pedagógicas inovadoras pode fortalecer a conscientização dos alunos sobre o papel das mulheres na sociedade, inspirando futuras gerações a lutar por mais oportunidades e reconhecimento no cenário esportivo e além." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1371_TB2984_29102025213339.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARIANA BRAGA XAVIER" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandaxavier96@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }