Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS COLEÇÕES ZOOLÓGICAS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126193
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2946
    "inscrito_id" => 9159
    "titulo" => "AS COLEÇÕES ZOOLÓGICAS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "A zoologia é uma disciplina abordada em Ciências e Biologia, que estuda os animais em seus diferentes aspectos, essencial para a conscientização sobre a conservação da biodiversidade. Contudo, a falta de recursos didáticos dificulta o ensino, causando desmotivação entre os alunos. Para enfrentar esse desafio, o uso de coleções biológicas, em especial de coleções zoológicas, surge como uma alternativa eficaz e facilitadora do ensino. Diante disso, o presente projeto visa estimular o processo educacional e o desenvolvimento do pensamento crítico na área de Zoologia, por meio de exposições do acervo didático da coleção zoológica do Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará. Para isso, foram realizadas exposições do acervo zoológico em duas escolas de ensino integral (E.E.E.F.M. Profa. Argentina Pereira e E.E.E.F.M. Luiz Paulino Mártires), do município de Bragança-PA, sendo aplicado um questionário pós-exposição para avaliar o entendimento da importância de coleções zoológicas no processo de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia. Nossos resultados revelaram um grande interesse dos alunos na atividade, com a participação de 101 alunos respondendo aos questionários, que relataram que a exposição auxiliou no entendimento de conceitos zoológicos e a importância da conservação ambiental. Além disso, o projeto foi avaliado positivamente pelos docentes e alunos, sendo considerado um excelente recurso para o ensino. Ademais, ficou explícito que as exposições também contribuíram para o reconhecimento da biodiversidade da região bragantina, em especial da zona costeira amazônica, sendo destacado pelos alunos que muitas espécies apresentadas eram desconhecidas, e claro, também houve trocas de conhecimentos em relação aos nomes populares dos organismos. Diante dos resultados, fica evidente que coleções zoológicas são elementos motivadores e promotores de aprendizagem, ilustrando, explicando e transformando o conteúdo didático, aproximando-o da realidade do aluno. Além de auxiliar na popularização de Ciências e Educação Ambiental, desenvolvendo o pensamento crítico sobre conservação da biodiversidade local."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9159_TB2946_23102025143945.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE CUNHA SALES"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE SALES"
    "autor_email" => "dayane.sales@braganca.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126193
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2946
    "inscrito_id" => 9159
    "titulo" => "AS COLEÇÕES ZOOLÓGICAS E SUAS APLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "A zoologia é uma disciplina abordada em Ciências e Biologia, que estuda os animais em seus diferentes aspectos, essencial para a conscientização sobre a conservação da biodiversidade. Contudo, a falta de recursos didáticos dificulta o ensino, causando desmotivação entre os alunos. Para enfrentar esse desafio, o uso de coleções biológicas, em especial de coleções zoológicas, surge como uma alternativa eficaz e facilitadora do ensino. Diante disso, o presente projeto visa estimular o processo educacional e o desenvolvimento do pensamento crítico na área de Zoologia, por meio de exposições do acervo didático da coleção zoológica do Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará. Para isso, foram realizadas exposições do acervo zoológico em duas escolas de ensino integral (E.E.E.F.M. Profa. Argentina Pereira e E.E.E.F.M. Luiz Paulino Mártires), do município de Bragança-PA, sendo aplicado um questionário pós-exposição para avaliar o entendimento da importância de coleções zoológicas no processo de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia. Nossos resultados revelaram um grande interesse dos alunos na atividade, com a participação de 101 alunos respondendo aos questionários, que relataram que a exposição auxiliou no entendimento de conceitos zoológicos e a importância da conservação ambiental. Além disso, o projeto foi avaliado positivamente pelos docentes e alunos, sendo considerado um excelente recurso para o ensino. Ademais, ficou explícito que as exposições também contribuíram para o reconhecimento da biodiversidade da região bragantina, em especial da zona costeira amazônica, sendo destacado pelos alunos que muitas espécies apresentadas eram desconhecidas, e claro, também houve trocas de conhecimentos em relação aos nomes populares dos organismos. Diante dos resultados, fica evidente que coleções zoológicas são elementos motivadores e promotores de aprendizagem, ilustrando, explicando e transformando o conteúdo didático, aproximando-o da realidade do aluno. Além de auxiliar na popularização de Ciências e Educação Ambiental, desenvolvendo o pensamento crítico sobre conservação da biodiversidade local."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9159_TB2946_23102025143945.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE CUNHA SALES"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE SALES"
    "autor_email" => "dayane.sales@braganca.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A zoologia é uma disciplina abordada em Ciências e Biologia, que estuda os animais em seus diferentes aspectos, essencial para a conscientização sobre a conservação da biodiversidade. Contudo, a falta de recursos didáticos dificulta o ensino, causando desmotivação entre os alunos. Para enfrentar esse desafio, o uso de coleções biológicas, em especial de coleções zoológicas, surge como uma alternativa eficaz e facilitadora do ensino. Diante disso, o presente projeto visa estimular o processo educacional e o desenvolvimento do pensamento crítico na área de Zoologia, por meio de exposições do acervo didático da coleção zoológica do Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará. Para isso, foram realizadas exposições do acervo zoológico em duas escolas de ensino integral (E.E.E.F.M. Profa. Argentina Pereira e E.E.E.F.M. Luiz Paulino Mártires), do município de Bragança-PA, sendo aplicado um questionário pós-exposição para avaliar o entendimento da importância de coleções zoológicas no processo de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia. Nossos resultados revelaram um grande interesse dos alunos na atividade, com a participação de 101 alunos respondendo aos questionários, que relataram que a exposição auxiliou no entendimento de conceitos zoológicos e a importância da conservação ambiental. Além disso, o projeto foi avaliado positivamente pelos docentes e alunos, sendo considerado um excelente recurso para o ensino. Ademais, ficou explícito que as exposições também contribuíram para o reconhecimento da biodiversidade da região bragantina, em especial da zona costeira amazônica, sendo destacado pelos alunos que muitas espécies apresentadas eram desconhecidas, e claro, também houve trocas de conhecimentos em relação aos nomes populares dos organismos. Diante dos resultados, fica evidente que coleções zoológicas são elementos motivadores e promotores de aprendizagem, ilustrando, explicando e transformando o conteúdo didático, aproximando-o da realidade do aluno. Além de auxiliar na popularização de Ciências e Educação Ambiental, desenvolvendo o pensamento crítico sobre conservação da biodiversidade local.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.