Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DADOS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124838
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 2835
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DADOS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO"
    "resumo" => "Este estudo investigou as percepções de 54 professores do município de São Paulo sobre práticas pedagógicas que utilizam tecnologias digitais, como vídeos curtos, no ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário dividido em cinco seções: CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), ensino por investigação, uso de mídias sociais, percepção midiática e formação continuada. Os resultados indicam que os professores valorizam abordagens críticas e interdisciplinares, como CTSA e ensino por investigação, reconhecendo sua relevância para a alfabetização científica. Embora a maioria utilize mídias sociais em sala de aula, há insegurança quanto ao uso de vídeos curtos. Apesar de reconhecerem a importância da formação continuada, a adesão a programas específicos permanece limitada. Conclui-se que, embora os professores integrem tecnologias no ensino, desafios como falta de suporte pedagógico e formação específica dificultam uma implementação mais eficaz dessas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2835_TB145_14102025224501.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMES ANDREAS MAIER"
    "autor_nome_curto" => "JAMES"
    "autor_email" => "jmaier@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124838
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 2835
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DADOS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO"
    "resumo" => "Este estudo investigou as percepções de 54 professores do município de São Paulo sobre práticas pedagógicas que utilizam tecnologias digitais, como vídeos curtos, no ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário dividido em cinco seções: CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), ensino por investigação, uso de mídias sociais, percepção midiática e formação continuada. Os resultados indicam que os professores valorizam abordagens críticas e interdisciplinares, como CTSA e ensino por investigação, reconhecendo sua relevância para a alfabetização científica. Embora a maioria utilize mídias sociais em sala de aula, há insegurança quanto ao uso de vídeos curtos. Apesar de reconhecerem a importância da formação continuada, a adesão a programas específicos permanece limitada. Conclui-se que, embora os professores integrem tecnologias no ensino, desafios como falta de suporte pedagógico e formação específica dificultam uma implementação mais eficaz dessas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2835_TB145_14102025224501.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMES ANDREAS MAIER"
    "autor_nome_curto" => "JAMES"
    "autor_email" => "jmaier@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investigou as percepções de 54 professores do município de São Paulo sobre práticas pedagógicas que utilizam tecnologias digitais, como vídeos curtos, no ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário dividido em cinco seções: CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), ensino por investigação, uso de mídias sociais, percepção midiática e formação continuada. Os resultados indicam que os professores valorizam abordagens críticas e interdisciplinares, como CTSA e ensino por investigação, reconhecendo sua relevância para a alfabetização científica. Embora a maioria utilize mídias sociais em sala de aula, há insegurança quanto ao uso de vídeos curtos. Apesar de reconhecerem a importância da formação continuada, a adesão a programas específicos permanece limitada. Conclui-se que, embora os professores integrem tecnologias no ensino, desafios como falta de suporte pedagógico e formação específica dificultam uma implementação mais eficaz dessas práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.