EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE(PB)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126174 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2908 "inscrito_id" => 3356 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE(PB)" "resumo" => "RESUMO A educação inclusiva busca garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou de desenvolvimento, tenham acesso a uma educação de qualidade e que suas necessidades específicas sejam atendidas. Envolve adaptações no currículo, na metodologia de ensino, na formação de professores e na criação de um ambiente escolar acolhedor e acessível, bem como o acompanhamento individual de um cuidador, ou assistente educacional. Nesse sentido, este trabalho parte do seguinte questionamento de pesquisa: Quais os desafios e praticas de inclusão de alunos com deficiência em uma escola da rede municipal de Campina Grande(PB)? Como objetivo geral elencamos: Discutir os desafios e práticas de inclusão em uma escola da rede municipal de Campina Grande(PB). Como objetivo especifico elencamos: Identificar os desafios que enfrenta os professores e equipe escolar para inclusão de crianças com deficiência; nalisar as práticas pedagógicas inclusiovas e seus desafios. Trata-se se uma pesquisa qualitativa, que se aproxima do método dialético, do tipo estudo de caso, realizado em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB), tendo como sujeitos: equipe gestora e docentes do Ensino Fundamental I e educadores sociais que atuam no acompanhamento de crianças com deficiência. O estudo nos levou a concluir que muitos educadores sentem-se despreparados para lidar com a diversidade em sala de aula, isso pode impactar negativamente a inclusão e o aprendizado dos alunos. A falta de formação específica em educação inclusiva é um dos principais obstáculos, bem como falta de recursos e infaestrutura adequada foram apontados como principais entraves a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3356_TB2908_20102025170906.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "EDNA" "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126174 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2908 "inscrito_id" => 3356 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE(PB)" "resumo" => "RESUMO A educação inclusiva busca garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou de desenvolvimento, tenham acesso a uma educação de qualidade e que suas necessidades específicas sejam atendidas. Envolve adaptações no currículo, na metodologia de ensino, na formação de professores e na criação de um ambiente escolar acolhedor e acessível, bem como o acompanhamento individual de um cuidador, ou assistente educacional. Nesse sentido, este trabalho parte do seguinte questionamento de pesquisa: Quais os desafios e praticas de inclusão de alunos com deficiência em uma escola da rede municipal de Campina Grande(PB)? Como objetivo geral elencamos: Discutir os desafios e práticas de inclusão em uma escola da rede municipal de Campina Grande(PB). Como objetivo especifico elencamos: Identificar os desafios que enfrenta os professores e equipe escolar para inclusão de crianças com deficiência; nalisar as práticas pedagógicas inclusiovas e seus desafios. Trata-se se uma pesquisa qualitativa, que se aproxima do método dialético, do tipo estudo de caso, realizado em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB), tendo como sujeitos: equipe gestora e docentes do Ensino Fundamental I e educadores sociais que atuam no acompanhamento de crianças com deficiência. O estudo nos levou a concluir que muitos educadores sentem-se despreparados para lidar com a diversidade em sala de aula, isso pode impactar negativamente a inclusão e o aprendizado dos alunos. A falta de formação específica em educação inclusiva é um dos principais obstáculos, bem como falta de recursos e infaestrutura adequada foram apontados como principais entraves a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3356_TB2908_20102025170906.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "EDNA" "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }