FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFESSOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128997 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9783 "inscrito_id" => 6388 "titulo" => "FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "A presente pesquisa ressalta sobre como o avanço tecnológico tem ocasionado transformações profundas em vários segmentos da sociedade, e o campo educacional não é diferente, no contexto contemporâneo a incorporação de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar deixou de ser apenas um diferencial, passando a representar uma exigência essencial para a formação integral dos indivíduos. Nesse sentido, refere-se a um recorte teórico que nos leva a refletir sobre os obstáculos e as possibilidades que o docente encontra na era digital, sendo fundamental entender de que forma essas transformações influenciam a qualidade do ensino e a função do educador na promoção de competências críticas dos estudantes. Portanto, como objetivo pretende-se analisar os efeitos da tecnologia na atuação do professor, explorando de que maneira a digitalização tem redefinido sua função tradicional, tanto no contexto da sala de aula quanto nas metodologias de ensino. Corroborando com a pesquisa bibliográfica, Santos (2024), os educadores têm a oportunidade de criar condições de propor ao discente uma experiência inovadora e mais atrativa, em relação ao modelo tradicional de aula aplicado. Para Ferreira (2006), a formação continuada dos profissionais da educação, e uma realidade urgente, ação de extrema importância pois prepara o educador para lidar com os novos parâmetros, sendo assim, a BNCC reforça a necessidade de repensarmos a capacitação para que seja possível colocar as mudanças em prática. Vale mencionar que os meios tecnológicos trouxeram não apenas recursos, mas novos desafios e a necessidade dos professores em se adaptar a essa nova realidade, como também de investimentos em políticas públicas para formação e atualização docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6388_TB9783_29102025202153.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ADEILTON DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "adeiltoncosta29@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128997 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9783 "inscrito_id" => 6388 "titulo" => "FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "A presente pesquisa ressalta sobre como o avanço tecnológico tem ocasionado transformações profundas em vários segmentos da sociedade, e o campo educacional não é diferente, no contexto contemporâneo a incorporação de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar deixou de ser apenas um diferencial, passando a representar uma exigência essencial para a formação integral dos indivíduos. Nesse sentido, refere-se a um recorte teórico que nos leva a refletir sobre os obstáculos e as possibilidades que o docente encontra na era digital, sendo fundamental entender de que forma essas transformações influenciam a qualidade do ensino e a função do educador na promoção de competências críticas dos estudantes. Portanto, como objetivo pretende-se analisar os efeitos da tecnologia na atuação do professor, explorando de que maneira a digitalização tem redefinido sua função tradicional, tanto no contexto da sala de aula quanto nas metodologias de ensino. Corroborando com a pesquisa bibliográfica, Santos (2024), os educadores têm a oportunidade de criar condições de propor ao discente uma experiência inovadora e mais atrativa, em relação ao modelo tradicional de aula aplicado. Para Ferreira (2006), a formação continuada dos profissionais da educação, e uma realidade urgente, ação de extrema importância pois prepara o educador para lidar com os novos parâmetros, sendo assim, a BNCC reforça a necessidade de repensarmos a capacitação para que seja possível colocar as mudanças em prática. Vale mencionar que os meios tecnológicos trouxeram não apenas recursos, mas novos desafios e a necessidade dos professores em se adaptar a essa nova realidade, como também de investimentos em políticas públicas para formação e atualização docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6388_TB9783_29102025202153.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ADEILTON DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "adeiltoncosta29@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }