O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127909 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6908 "inscrito_id" => 13251 "titulo" => "O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "As Metodologias Ativas (MAs) são caracterizadas por sua forma inovadora de educar, estimulando a participação e a aprendizagem do discente na sala de aula, assim possibilitando uma vivência mais ativa no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, as MAs surgem como ferramentas para engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. Para tal, a formação continuada de docentes oportuniza a implementação das MAs na sala de aula, um processo essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a prática docente inovadora, como facilitação, planejamento flexível e mediação das aulas. A formação continuada deve ser uma prática constante de qualificação profissional, servindo como aliada para a resolução de problemas docentes, atrelados à realidade da sala de aula. Diante deste cenário, o presente artigo objetiva explorar o papel da formação continuada na implementação de metodologias ativas na prática pedagógica de professores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, que possibilitou, por meio de uma revisão bibliográfica integrativa, utilizando artigos científicos encontrados nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: “Professores”, “Prática pedagógica”, “Formação continuada” e “Metodologias ativas”. Os resultados demonstraram que mesmo com a formação inicial em licenciatura, os docentes necessitam de constantes estudos e espaços de formação para garantir a atualidade de suas práticas pedagógicas, devido ao surgimento de novas metodologias e técnicas de ensino, tais como as MAs. Assim, torna-se evidente que a formação continuada de professores emerge como um dos pilares para a implementação de MAs na prática docente. Sendo assim, considera-se que a formação continuada cumpra seu papel de impulsionar a implementação de MAs, é crucial que ela seja concebida de forma estratégica, considerando as demandas e os desafios específicos de cada contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13251_TB6908_30102025231409.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA MARCELLA PERRIER CAMPOS" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "fahperrier@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127909 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6908 "inscrito_id" => 13251 "titulo" => "O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "As Metodologias Ativas (MAs) são caracterizadas por sua forma inovadora de educar, estimulando a participação e a aprendizagem do discente na sala de aula, assim possibilitando uma vivência mais ativa no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, as MAs surgem como ferramentas para engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. Para tal, a formação continuada de docentes oportuniza a implementação das MAs na sala de aula, um processo essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a prática docente inovadora, como facilitação, planejamento flexível e mediação das aulas. A formação continuada deve ser uma prática constante de qualificação profissional, servindo como aliada para a resolução de problemas docentes, atrelados à realidade da sala de aula. Diante deste cenário, o presente artigo objetiva explorar o papel da formação continuada na implementação de metodologias ativas na prática pedagógica de professores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, que possibilitou, por meio de uma revisão bibliográfica integrativa, utilizando artigos científicos encontrados nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: “Professores”, “Prática pedagógica”, “Formação continuada” e “Metodologias ativas”. Os resultados demonstraram que mesmo com a formação inicial em licenciatura, os docentes necessitam de constantes estudos e espaços de formação para garantir a atualidade de suas práticas pedagógicas, devido ao surgimento de novas metodologias e técnicas de ensino, tais como as MAs. Assim, torna-se evidente que a formação continuada de professores emerge como um dos pilares para a implementação de MAs na prática docente. Sendo assim, considera-se que a formação continuada cumpra seu papel de impulsionar a implementação de MAs, é crucial que ela seja concebida de forma estratégica, considerando as demandas e os desafios específicos de cada contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13251_TB6908_30102025231409.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA MARCELLA PERRIER CAMPOS" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "fahperrier@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }