QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125850 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2179 "inscrito_id" => 8440 "titulo" => "QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A cada dia que passa a educação sofre com mudanças em seu processo de ensino-aprendizagem; na qual os educadores estão pesquisando novas maneiras para dinamizar suas aulas. O Ensino de Química ainda é recebido pelos estudantes como um conjunto de informações desnecessárias e longe de sua realidade; e esta perspectiva contribui para falta do interesse em seu aprendizado. Esta pesquisa teve como objetivo principal, contextualizar o conteúdo de funções orgânicas com a química dos cosméticos, podendo torná-lo assim, mais atrativo para os estudantes. Este trabalho ocorreu na Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada no bairro do Jacintinho, da cidade de Maceió-AL, com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Participaram da pesquisa 32 estudantes. Sua metodologia realizou-se em três etapas: Interpretação e debates de textos sobre a importância de conhecer a química dos cosméticos e sua relação com as funções orgânicas; produção de sabonetes artesanais; e uma apresentação de uma feira de demonstração sobre os cosméticos produzidos e a química das funções orgânicas envolvidas. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa; com isto a avaliação ocorreu através de questionário objetivo. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a produção de sabonetes artesanais teve um impacto positivo no ensino de química, pois a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa conseguiu visualizar a utilidade da química na sua vida. Contudo, tendo em vista que a fragmentação dos temas estudados no ensino médio gera desinteresse pela aprendizagem, principalmente por ela não ser significativa; esta sequência didática foi relevante pois, envolveu os estudantes na pesquisa e estudo da química dos cosméticos para compreender as funções orgânicas; possibilitando que os estudantes participassem ativamente do processo de ensino-aprendizagem; interagindo com o conteúdo, fazendo e respondendo perguntas, buscando compreender o tema de estudo e aplicando seus conhecimentos em situações práticas" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8440_TB2179_30102025191909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAGLISSON GOMES FONSECA" "autor_nome_curto" => "JAGLISSON" "autor_email" => "jgf3@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125850 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2179 "inscrito_id" => 8440 "titulo" => "QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A cada dia que passa a educação sofre com mudanças em seu processo de ensino-aprendizagem; na qual os educadores estão pesquisando novas maneiras para dinamizar suas aulas. O Ensino de Química ainda é recebido pelos estudantes como um conjunto de informações desnecessárias e longe de sua realidade; e esta perspectiva contribui para falta do interesse em seu aprendizado. Esta pesquisa teve como objetivo principal, contextualizar o conteúdo de funções orgânicas com a química dos cosméticos, podendo torná-lo assim, mais atrativo para os estudantes. Este trabalho ocorreu na Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada no bairro do Jacintinho, da cidade de Maceió-AL, com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Participaram da pesquisa 32 estudantes. Sua metodologia realizou-se em três etapas: Interpretação e debates de textos sobre a importância de conhecer a química dos cosméticos e sua relação com as funções orgânicas; produção de sabonetes artesanais; e uma apresentação de uma feira de demonstração sobre os cosméticos produzidos e a química das funções orgânicas envolvidas. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa; com isto a avaliação ocorreu através de questionário objetivo. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a produção de sabonetes artesanais teve um impacto positivo no ensino de química, pois a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa conseguiu visualizar a utilidade da química na sua vida. Contudo, tendo em vista que a fragmentação dos temas estudados no ensino médio gera desinteresse pela aprendizagem, principalmente por ela não ser significativa; esta sequência didática foi relevante pois, envolveu os estudantes na pesquisa e estudo da química dos cosméticos para compreender as funções orgânicas; possibilitando que os estudantes participassem ativamente do processo de ensino-aprendizagem; interagindo com o conteúdo, fazendo e respondendo perguntas, buscando compreender o tema de estudo e aplicando seus conhecimentos em situações práticas" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8440_TB2179_30102025191909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAGLISSON GOMES FONSECA" "autor_nome_curto" => "JAGLISSON" "autor_email" => "jgf3@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }