Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125850
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2179
    "inscrito_id" => 8440
    "titulo" => "QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A cada dia que passa a educação sofre com mudanças em seu processo de ensino-aprendizagem; na qual os educadores estão pesquisando novas maneiras para dinamizar suas aulas. O Ensino de Química ainda é recebido pelos estudantes como um conjunto de informações desnecessárias e longe de sua realidade; e esta perspectiva contribui para falta do interesse em seu aprendizado. Esta pesquisa teve como objetivo principal, contextualizar o conteúdo de funções orgânicas com a química dos cosméticos, podendo torná-lo assim, mais atrativo para os estudantes. Este trabalho ocorreu na Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada no bairro do Jacintinho, da cidade de Maceió-AL, com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Participaram da pesquisa 32 estudantes. Sua metodologia realizou-se em três etapas: Interpretação e debates de textos sobre a importância de conhecer a química dos cosméticos e sua relação com as funções orgânicas; produção de sabonetes artesanais; e uma apresentação de uma feira de demonstração sobre os cosméticos produzidos e a química das funções orgânicas envolvidas. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa; com isto a avaliação ocorreu através de questionário objetivo. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a produção de sabonetes artesanais teve um impacto positivo no ensino de química, pois a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa conseguiu visualizar a utilidade da química na sua vida. Contudo, tendo em vista que a fragmentação dos temas estudados no ensino médio gera desinteresse pela aprendizagem, principalmente por ela não ser significativa; esta sequência didática foi relevante pois, envolveu os estudantes na pesquisa e estudo da química dos cosméticos para compreender as funções orgânicas; possibilitando que os estudantes participassem ativamente do processo de ensino-aprendizagem; interagindo com o conteúdo, fazendo e respondendo perguntas, buscando compreender o tema de estudo e aplicando seus conhecimentos em situações práticas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8440_TB2179_30102025191909.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAGLISSON GOMES FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "JAGLISSON"
    "autor_email" => "jgf3@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125850
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2179
    "inscrito_id" => 8440
    "titulo" => "QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "A cada dia que passa a educação sofre com mudanças em seu processo de ensino-aprendizagem; na qual os educadores estão pesquisando novas maneiras para dinamizar suas aulas. O Ensino de Química ainda é recebido pelos estudantes como um conjunto de informações desnecessárias e longe de sua realidade; e esta perspectiva contribui para falta do interesse em seu aprendizado. Esta pesquisa teve como objetivo principal, contextualizar o conteúdo de funções orgânicas com a química dos cosméticos, podendo torná-lo assim, mais atrativo para os estudantes. Este trabalho ocorreu na Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada no bairro do Jacintinho, da cidade de Maceió-AL, com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Participaram da pesquisa 32 estudantes. Sua metodologia realizou-se em três etapas: Interpretação e debates de textos sobre a importância de conhecer a química dos cosméticos e sua relação com as funções orgânicas; produção de sabonetes artesanais; e uma apresentação de uma feira de demonstração sobre os cosméticos produzidos e a química das funções orgânicas envolvidas. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa; com isto a avaliação ocorreu através de questionário objetivo. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a produção de sabonetes artesanais teve um impacto positivo no ensino de química, pois a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa conseguiu visualizar a utilidade da química na sua vida. Contudo, tendo em vista que a fragmentação dos temas estudados no ensino médio gera desinteresse pela aprendizagem, principalmente por ela não ser significativa; esta sequência didática foi relevante pois, envolveu os estudantes na pesquisa e estudo da química dos cosméticos para compreender as funções orgânicas; possibilitando que os estudantes participassem ativamente do processo de ensino-aprendizagem; interagindo com o conteúdo, fazendo e respondendo perguntas, buscando compreender o tema de estudo e aplicando seus conhecimentos em situações práticas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8440_TB2179_30102025191909.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAGLISSON GOMES FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "JAGLISSON"
    "autor_email" => "jgf3@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A cada dia que passa a educação sofre com mudanças em seu processo de ensino-aprendizagem; na qual os educadores estão pesquisando novas maneiras para dinamizar suas aulas. O Ensino de Química ainda é recebido pelos estudantes como um conjunto de informações desnecessárias e longe de sua realidade; e esta perspectiva contribui para falta do interesse em seu aprendizado. Esta pesquisa teve como objetivo principal, contextualizar o conteúdo de funções orgânicas com a química dos cosméticos, podendo torná-lo assim, mais atrativo para os estudantes. Este trabalho ocorreu na Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada no bairro do Jacintinho, da cidade de Maceió-AL, com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Participaram da pesquisa 32 estudantes. Sua metodologia realizou-se em três etapas: Interpretação e debates de textos sobre a importância de conhecer a química dos cosméticos e sua relação com as funções orgânicas; produção de sabonetes artesanais; e uma apresentação de uma feira de demonstração sobre os cosméticos produzidos e a química das funções orgânicas envolvidas. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa; com isto a avaliação ocorreu através de questionário objetivo. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a produção de sabonetes artesanais teve um impacto positivo no ensino de química, pois a maioria dos estudantes que participaram da pesquisa conseguiu visualizar a utilidade da química na sua vida. Contudo, tendo em vista que a fragmentação dos temas estudados no ensino médio gera desinteresse pela aprendizagem, principalmente por ela não ser significativa; esta sequência didática foi relevante pois, envolveu os estudantes na pesquisa e estudo da química dos cosméticos para compreender as funções orgânicas; possibilitando que os estudantes participassem ativamente do processo de ensino-aprendizagem; interagindo com o conteúdo, fazendo e respondendo perguntas, buscando compreender o tema de estudo e aplicando seus conhecimentos em situações práticas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.