ESCRITA ACADÊMICA COMO PRÁTICA FORMATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CIENTÍFICAS PELO VIÉS DA COMPLEXIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127398 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5774 "inscrito_id" => 14549 "titulo" => "ESCRITA ACADÊMICA COMO PRÁTICA FORMATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CIENTÍFICAS PELO VIÉS DA COMPLEXIDADE" "resumo" => "A escrita acadêmica é indispensável para a produção do conhecimento, pois permite a organização de ideias, a fundamentação e a socialização dos saberes. No entanto, muitos acadêmicos enfrentam desafios nesse processo devido à falta de familiaridade com normas técnicas, dificuldades na estruturação textual e ausência de práticas sistemáticas de escrita. Sob a perspectiva da Teoria da Complexidade, esse deve-se dá pela valorização, articulação entre saberes diversos, a reflexão contínua e a construção coletiva do conhecimento. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da escrita acadêmica na formação do pensamento científico, identificando os principais desafios enfrentados pelos acadêmicos, propondo estratégias para aprimorar essa prática. Partiu-se da seguinte problemática: Quais são os principais desafios enfrentados pelos estudantes na produção da escrita acadêmica e quais estratégias podem ser adotadas para aprimorar essa prática pela ótica do pensamento complexo? O estudo é de natureza bibliográfica, e análise documental fundamentado em autores como Morin (1990), Severino (2017), Rojo (2013) e Zanella (2020), que discutem a Complexidade, a relação entre escrita acadêmica e construção do conhecimento. Os resultados apontam que a escrita acadêmica, além de ser um requisito formal, é um processo formativo indispensável, que não deve ser reduzida e fragmentada, bem como distanciada da realidade. A partir desse olhar, entende-se que escrever academicamente vai além da técnica, trata-se de um processo reflexivo e formador do pensamento científico. Assim, é vista como ferramenta fundamental para desenvolver autonomia intelectual e ampliar a compreensão sobre a produção do saber, no entanto o impasse está em escrever de forma interligada, não fragmentando o saber ou reduzindo-o. Mediante o mencionado, torna-se imprescindível que as instituições de ensino superior implementem metodologias que promovam a escrita acadêmica de forma contínua e reflexiva, contribuindo para a consolidação do conhecimento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14549_TB5774_03112025110024.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA LOBATO LOUZEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA" "autor_email" => "jaciaralobatolouzeirosantos@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127398 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5774 "inscrito_id" => 14549 "titulo" => "ESCRITA ACADÊMICA COMO PRÁTICA FORMATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CIENTÍFICAS PELO VIÉS DA COMPLEXIDADE" "resumo" => "A escrita acadêmica é indispensável para a produção do conhecimento, pois permite a organização de ideias, a fundamentação e a socialização dos saberes. No entanto, muitos acadêmicos enfrentam desafios nesse processo devido à falta de familiaridade com normas técnicas, dificuldades na estruturação textual e ausência de práticas sistemáticas de escrita. Sob a perspectiva da Teoria da Complexidade, esse deve-se dá pela valorização, articulação entre saberes diversos, a reflexão contínua e a construção coletiva do conhecimento. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da escrita acadêmica na formação do pensamento científico, identificando os principais desafios enfrentados pelos acadêmicos, propondo estratégias para aprimorar essa prática. Partiu-se da seguinte problemática: Quais são os principais desafios enfrentados pelos estudantes na produção da escrita acadêmica e quais estratégias podem ser adotadas para aprimorar essa prática pela ótica do pensamento complexo? O estudo é de natureza bibliográfica, e análise documental fundamentado em autores como Morin (1990), Severino (2017), Rojo (2013) e Zanella (2020), que discutem a Complexidade, a relação entre escrita acadêmica e construção do conhecimento. Os resultados apontam que a escrita acadêmica, além de ser um requisito formal, é um processo formativo indispensável, que não deve ser reduzida e fragmentada, bem como distanciada da realidade. A partir desse olhar, entende-se que escrever academicamente vai além da técnica, trata-se de um processo reflexivo e formador do pensamento científico. Assim, é vista como ferramenta fundamental para desenvolver autonomia intelectual e ampliar a compreensão sobre a produção do saber, no entanto o impasse está em escrever de forma interligada, não fragmentando o saber ou reduzindo-o. Mediante o mencionado, torna-se imprescindível que as instituições de ensino superior implementem metodologias que promovam a escrita acadêmica de forma contínua e reflexiva, contribuindo para a consolidação do conhecimento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14549_TB5774_03112025110024.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA LOBATO LOUZEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA" "autor_email" => "jaciaralobatolouzeirosantos@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }