ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEPB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126000 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2510 "inscrito_id" => 6833 "titulo" => "ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEPB" "resumo" => "O texto em questão é parte integrante dos resultados de um projeto de extensão desenvolvido no Campus III da UEPB, na cidade Guarabira/PB. Teve como base as experiências dos estágios em Gestão Escolar mediante as vivências das estudantes nas escolas municipais deste local, a partir da obrigatoriedade de o componente elaborar uma proposta de intervenção que dialogasse com as necessidades das escolas por onde ocorreu as experiências destes estágios. Nesse sentido, o projeto que tem como título” CAMINHOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA: Possibilidades de ações intervistas com a Formação dos Gestores/ras e Coordenadores Pedagógicos do Município de Guarabira/PB” buscou atender a necessidade da atuação do estágio na escola Edivardo Toscano de trabalhar com o processo de Alfabetização e Letramento, como resultado buscamos desenvolver as oficinas através da Extensão Universitária como movimento do campo dos saberes teóricos/práticos. O objetivo buscou discutir ações práticas implementadas nessa escola com o intuito de promover oficinas voltadas para o processo de Alfabetização e o Letramento. Como base metodológica, adotamos uma abordagem qualitativa, que nos possibilitou explorar o fortalecimento da formação dos gestores, coordenadores pedagógicos e, demais professores da escola e, de forma mais enriquecedora construir vínculos com a realidade da educação local. Em vista disso, nos pautamos em autores como Soares (2018), Libâneo (1994) e Gadotti (1997) os quais destacaram a importância da educação a partir das concepções práticas voltadas para o processo de Alfabetização e Letramento. Com isso, conclui-se que as dinâmicas interativas das oficinas possibilitaram novas experiências embasadas nas necessidades dos estudantes da escola, repercutindo cada vez mais na continuidade do processo para promoção da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6833_TB2510_14102025074011.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA KELLY SANTANA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "kellysantos.santana1556@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126000 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2510 "inscrito_id" => 6833 "titulo" => "ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEPB" "resumo" => "O texto em questão é parte integrante dos resultados de um projeto de extensão desenvolvido no Campus III da UEPB, na cidade Guarabira/PB. Teve como base as experiências dos estágios em Gestão Escolar mediante as vivências das estudantes nas escolas municipais deste local, a partir da obrigatoriedade de o componente elaborar uma proposta de intervenção que dialogasse com as necessidades das escolas por onde ocorreu as experiências destes estágios. Nesse sentido, o projeto que tem como título” CAMINHOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA: Possibilidades de ações intervistas com a Formação dos Gestores/ras e Coordenadores Pedagógicos do Município de Guarabira/PB” buscou atender a necessidade da atuação do estágio na escola Edivardo Toscano de trabalhar com o processo de Alfabetização e Letramento, como resultado buscamos desenvolver as oficinas através da Extensão Universitária como movimento do campo dos saberes teóricos/práticos. O objetivo buscou discutir ações práticas implementadas nessa escola com o intuito de promover oficinas voltadas para o processo de Alfabetização e o Letramento. Como base metodológica, adotamos uma abordagem qualitativa, que nos possibilitou explorar o fortalecimento da formação dos gestores, coordenadores pedagógicos e, demais professores da escola e, de forma mais enriquecedora construir vínculos com a realidade da educação local. Em vista disso, nos pautamos em autores como Soares (2018), Libâneo (1994) e Gadotti (1997) os quais destacaram a importância da educação a partir das concepções práticas voltadas para o processo de Alfabetização e Letramento. Com isso, conclui-se que as dinâmicas interativas das oficinas possibilitaram novas experiências embasadas nas necessidades dos estudantes da escola, repercutindo cada vez mais na continuidade do processo para promoção da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6833_TB2510_14102025074011.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA KELLY SANTANA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "kellysantos.santana1556@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }