Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições dos resultados das avaliações da fluência em leitura que permitem identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra onde sejam desenvolvidas ações que consolidem seu processo de alfabetização, para a construção de boas práticas da gestão para a aprendizagem. Consideramos os processos de organização, aplicação, análise de resultados com feedback, acompanhamento pedagógico e intervenção pedagógica, de suma importância na gestão da aprendizagem dos estudantes matriculados no 2° ano da Rede de Ensino do Município de Campina Grande-PB. Durante o ano letivo, são realizadas as avaliações diagnóstica, formativa e somativa para observar o que os estudantes consolidaram e o que é necessário ressignificar nos processos de ensino e de aprendizagem para alcançar as metas projetadas. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral compreender como acontecem as práticas pedagógicas para o processo de alfabetização e proficiência em leitura, dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados das avaliações externas, e como objetivos específicos: verificar a participação dos estudantes na avaliação: do total de estudantes previstos para realizar a avaliação, quantos, de fato, realizaram, ou, pelo menos, que a taxa de participação seja maior ou igual a 80%; refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de resultados positivos e discutir estratégias de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações de larga escala, realizadas no ano de 2023 e 2024; e analisar as práticas pedagógicas e o processo de intervenção nessa etapa, nas turmas do 2º ano. O estudo caracteriza-se como quantitativo, pois avalia os resultados da Avaliação de Fluência em Leitura CAED/PARC; e qualitativo, ao considerar a análise teórica embasada em Luckesi (2014) e Moretto (2010) sobre avaliação da aprendizagem, Moretto (2011) sobre planejamento da educação para o desenvolvimento de competências e Look (2011) sobre gestão pedagógica.

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