Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO DIREITO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Embora as nomenclaturas Educação Rural e Educação do Campo sejam parecidas ao delinear essas modalidades de ensino, percebe-se que possuem fins diferentes ou seja, na Educação Rural o que prevalecia era o interesse capital, e não o bem comum dos moradores que residiam nesse contexto. O projeto de educação rural traduz o dimensionamento de aspectos perversos de exclusão social e negação de direitos que fundamentam a emancipação humana dos povos camponeses. Considerando a lógica de dominação política e social e a estruturação do modelo do território rural brasileiro, marcado pela violência física, simbólica e cultural. O território rural no processo de dominação política e cultural foi se construindo dentro de um contexto de disputas entre os grupos sociais que são marcados historicamente por violentos conflitos pautados na exploração da natureza, degradação do meio ambiente e na opressão dos diferentes grupos sociais que vivem no campo. A educação do campo é uma construção recente. Os seus marcos normativos inaugurais se situam na segunda metade dos anos 1990, apesar disso, reúne conquistas destacadas que passaram a integrar a política educacional brasileira configurando-a como uma modalidade de ensino diferenciada em razão das singularidades que reúne formadas no processo histórico marcado pela exclusão de camponeses e de seus territórios do direito à educação.

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