Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADES NAS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento, que investiga como os professores de Ciências abordam os temas de Gênero e Sexualidades nos anos finais do Ensino Fundamental. Considera-se que a educação em gênero e sexualidades é essencial para formar cidadãos conscientes e respeitosos à diversidade, mas sua abordagem nas escolas, muitas vezes, se restringe à dimensão biológica, tornando-se superficial. O papel dos professores é crucial, pois eles escolhem conteúdos, metodologias e formas de avaliação relacionadas ao tema. O ensino de ciências pode ampliar essa perspectiva, ajudando os alunos a compreenderem a diversidade de gênero e sexualidades, assim como os direitos da comunidade LGBTQIA+. A biologia, ao explorar a variação biológica e as expressões de gênero, pode desconstruir estereótipos que veem sexo e gênero como binários e determinados biologicamente, enquanto a neurociência revela que a orientação sexual e a identidade de gênero são características inatas. A obra de Louro (2001) apresenta uma crítica às relações de poder nas práticas docentes e enfatiza que gênero e sexualidade são construções sociais e históricas, variam de acordo com contextos culturais. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, concentrando-se em uma escola municipal localizada no município de Jaguaquara-BA. Para a elaboração deste texto, foram utilizadas fontes bibliográficas com o objetivo de dialogar com outros estudos que tratam de temas semelhantes. Deste modo, considerando a problemática enfatizada, a abordagem qualitativa apresenta-se como uma trajetória metodológica ao qual se aborda o objeto — o ensino e a aprendizagem que envolvem as questões de gênero e sexualidade — uma vez que essa metodologia permite uma compreensão ampla. Os resultados obtidos até o momento indicam que é fundamental questionar não apenas o que é ensinado, mas também as práticas educativas utilizadas, promovendo uma reflexão crítica sobre aprendizagens frequentemente aceitas como consolidadas e sobre verdades tidas como absolutas.

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