Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROTAGONISMO INFANTIL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo busca compreender o papel ativo das crianças do NEI/Cap-UFRN no processo de ensino-aprendizagem. A escolha dessa instituição se justifica pelas suas práticas pedagógicas e uso de metodologias ativas. A pesquisa adota uma abordagem etnográfica para investigar de que maneira as crianças participam ativamente do processo de construção do conhecimento e como seu protagonismo é incentivado por meio do tema de pesquisa. O referencial teórico sustenta-se nos novos estudos sociais sobre a criança e a infância, em especial nos trabalhos de Corsaro (2009), que discute a cultura de pares e a forma como as crianças interpretam e reproduzem suas interações; de Sarmento (2008), que propõe a infância como categoria social; e de Fernandes (2016), que enfatiza o protagonismo infantil e importância da participação da criança no ambiente escolar. A geração dos dados foi realizada por meio da observação participante, da análise dos registros pedagógicos, entrevistas com os professores e crianças, além do uso de diário de campo. Os resultados preliminares demonstram que a maneira como o espaço escolar é organizado e a rotina estabelecida fazem toda a diferença para o desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e motor das crianças. Quando estão aliadas às metodologias ativas, estratégias como escuta ativa, escolha do tema de pesquisa e defesa dos temas propostos, tornam a aprendizagem mais significativa e efetiva, permitindo que as crianças se expressem e colaborem entre si. Além disso, a pesquisa aponta que a valorização da voz da criança e da autonomia infantil contribuem para a ressignificação do ambiente escolar, tornando-o mais democrático e alinhado com as necessidades e interesses das crianças. Dessa forma, este estudo reforça a importância da valorização de práticas pedagógicas que promovam o protagonismo infantil como estratégia para a construção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e colaborativo.

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