CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA: APLICAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS NA ESCOLA EEMTI CAIC SENADOR CARLOS JEREISSATI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125877 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2235 "inscrito_id" => 9572 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA: APLICAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS NA ESCOLA EEMTI CAIC SENADOR CARLOS JEREISSATI" "resumo" => "Este estudo propõe a utilização de recursos alternativos e de baixo custo como estratégia para tornar o ensino de Eletrostática mais acessível e significativo. O trabalho será realizado na escola EEMTI CAIC Senador Carlos Jereissati, em Maranguape-CE, e contará com três etapas. Na primeira, será feito um levantamento dos materiais faltosos e a substituição por alternativas viáveis, do cotidiano dos alunos. Na segunda etapa, será realizada uma formação com dois professores da escola, abordando tanto o uso desses materiais quanto metodologias ativas que favoreçam a aprendizagem significativa. Na terceira etapa, serão ministradas aulas-piloto, precedidas por um teste diagnóstico para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Após as aulas, uma nova avaliação formativa será aplicada para analisar a evolução do aprendizado dos alunos. Os resultados serão analisados a fim de averiguar a eficácia das estratégias adotadas e propor reflexões sobre o ensino de Física em contextos de escassez de recursos. A base teórica desse trabalho está alinhada às concepções de Paulo Freire (2000) sobre a formação de professores, ressaltando que a docência deve ser um processo reflexivo e crítico, no qual o professor, mesmo diante da escassez de recursos, deve atuar de forma criativa para proporcionar uma educação significativa aos seus alunos. Também está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (2002), que enfatiza a importância da interação entre os novos conhecimentos e os subsunçores já existentes na estrutura cognitiva dos estudantes, tornando o aprendizado mais efetivo e duradouro. Espera-se que a pesquisa contribua para ampliar a autonomia dos professores na construção de experimentos e promova um ensino mais dinâmico e acessível, favorecendo o engajamento e a compreensão dos estudantes. Conclui-se que o uso de materiais alternativos pode ser uma estratégia viável para minimizar os impactos da falta de laboratórios e fomentar práticas pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9572_TB2235_30102025172731.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DA COSTA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenaatmosfera@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125877 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2235 "inscrito_id" => 9572 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA: APLICAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS NA ESCOLA EEMTI CAIC SENADOR CARLOS JEREISSATI" "resumo" => "Este estudo propõe a utilização de recursos alternativos e de baixo custo como estratégia para tornar o ensino de Eletrostática mais acessível e significativo. O trabalho será realizado na escola EEMTI CAIC Senador Carlos Jereissati, em Maranguape-CE, e contará com três etapas. Na primeira, será feito um levantamento dos materiais faltosos e a substituição por alternativas viáveis, do cotidiano dos alunos. Na segunda etapa, será realizada uma formação com dois professores da escola, abordando tanto o uso desses materiais quanto metodologias ativas que favoreçam a aprendizagem significativa. Na terceira etapa, serão ministradas aulas-piloto, precedidas por um teste diagnóstico para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Após as aulas, uma nova avaliação formativa será aplicada para analisar a evolução do aprendizado dos alunos. Os resultados serão analisados a fim de averiguar a eficácia das estratégias adotadas e propor reflexões sobre o ensino de Física em contextos de escassez de recursos. A base teórica desse trabalho está alinhada às concepções de Paulo Freire (2000) sobre a formação de professores, ressaltando que a docência deve ser um processo reflexivo e crítico, no qual o professor, mesmo diante da escassez de recursos, deve atuar de forma criativa para proporcionar uma educação significativa aos seus alunos. Também está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (2002), que enfatiza a importância da interação entre os novos conhecimentos e os subsunçores já existentes na estrutura cognitiva dos estudantes, tornando o aprendizado mais efetivo e duradouro. Espera-se que a pesquisa contribua para ampliar a autonomia dos professores na construção de experimentos e promova um ensino mais dinâmico e acessível, favorecendo o engajamento e a compreensão dos estudantes. Conclui-se que o uso de materiais alternativos pode ser uma estratégia viável para minimizar os impactos da falta de laboratórios e fomentar práticas pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9572_TB2235_30102025172731.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DA COSTA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenaatmosfera@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }