Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E INCLUSÃO NA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do letramento literário como instrumento de formação integral de crianças e adolescentes na Estação Conhecimento de Arari, no Maranhão, destacando seu potencial na construção de uma educação crítica, inclusiva e contextualizada. A problemática parte da constatação de que práticas pedagógicas centradas apenas na leitura técnica não contemplam as múltiplas dimensões do ser humano e não dialogam com as urgências sociais contemporâneas, como o racismo estrutural, a crise ambiental e a inclusão de pessoas com deficiência. O referencial teórico baseia-se em Freire (1987), Cosson (2006), Munanga (2005) e Mantoan (2003), que tratam, respectivamente, da educação libertadora, do letramento literário como prática social, da valorização étnico-racial e da inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem descritiva e participativa, envolvendo observações de práticas pedagógicas, oficinas literárias temáticas e o uso de tecnologias assistivas. As ações foram organizadas em eixos transversais que abordaram relações étnico-raciais, mudanças climáticas e acessibilidade, por meio de leitura de obras afro-brasileiras, indígenas e ambientais, além do uso de audiobooks e recursos adaptados. Como resultados, observou-se o fortalecimento da identidade dos educandos, ampliação da consciência crítica, desenvolvimento de empatia e engajamento em temas sociais, além de maior participação de estudantes com deficiência. Conclui-se que o letramento literário, quando promovido de forma sensível, criativa e inclusiva, é um potente agente de transformação na educação integral.

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