Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE PROJETO DE VIDA (PV): UMA ANÁLISE COM USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125866
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2213
    "inscrito_id" => 2494
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE PROJETO DE VIDA (PV): UMA ANÁLISE COM USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi delinear as representações sociais de estudantes de uma escola pública sobre a disciplina Projeto de Vida (PV) baseado na Teoria de Representações Sociais de Serge Moscovici (1970). O delineamento se deu por meio da relação entre os núcleos centrais extraídos das falas dos estudantes e os pilares da disciplina: Excelência acadêmica, Formação para a vida e Competências para o século XXI. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo, com uso do software Iramuteq. Do software Iramuteq foram empregados o método de Classificação Hierárquica Descente (CHD) e a análise de similitude. A análise do corpus textual revelou classes e temas importantes que se relacionaram de forma significativa aos pilares de PV. As classes geradas pelo método CHD funcionaram como núcleos centrais servindo ao processo de delineamento das Representações Sociais. Foi possível convalidar as Representações Sociais dos estudantes através da equivalência significativa com os pilares da disciplina. Destacaram-se Formação Holística, núcleo central mais expressivo do corpus textual, com 17,6 % que expressou PV como planejamento para a qualificação e responsabilidade; e Aprendizagem ao longo da Vida (lifelong learning), núcleo central com 14, 7%, que expressou a importância de PV pela ajuda proveniente e também resultante dela, no sentido do estudante poder ajudar o próximo depois de ter sido beneficiado pelo PV."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2494_TB2213_02112025155659.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA ARAUJO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DIANA SOUSA"
    "autor_email" => "sousadiana704@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125866
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2213
    "inscrito_id" => 2494
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE PROJETO DE VIDA (PV): UMA ANÁLISE COM USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi delinear as representações sociais de estudantes de uma escola pública sobre a disciplina Projeto de Vida (PV) baseado na Teoria de Representações Sociais de Serge Moscovici (1970). O delineamento se deu por meio da relação entre os núcleos centrais extraídos das falas dos estudantes e os pilares da disciplina: Excelência acadêmica, Formação para a vida e Competências para o século XXI. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo, com uso do software Iramuteq. Do software Iramuteq foram empregados o método de Classificação Hierárquica Descente (CHD) e a análise de similitude. A análise do corpus textual revelou classes e temas importantes que se relacionaram de forma significativa aos pilares de PV. As classes geradas pelo método CHD funcionaram como núcleos centrais servindo ao processo de delineamento das Representações Sociais. Foi possível convalidar as Representações Sociais dos estudantes através da equivalência significativa com os pilares da disciplina. Destacaram-se Formação Holística, núcleo central mais expressivo do corpus textual, com 17,6 % que expressou PV como planejamento para a qualificação e responsabilidade; e Aprendizagem ao longo da Vida (lifelong learning), núcleo central com 14, 7%, que expressou a importância de PV pela ajuda proveniente e também resultante dela, no sentido do estudante poder ajudar o próximo depois de ter sido beneficiado pelo PV."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2494_TB2213_02112025155659.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA ARAUJO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DIANA SOUSA"
    "autor_email" => "sousadiana704@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo deste trabalho foi delinear as representações sociais de estudantes de uma escola pública sobre a disciplina Projeto de Vida (PV) baseado na Teoria de Representações Sociais de Serge Moscovici (1970). O delineamento se deu por meio da relação entre os núcleos centrais extraídos das falas dos estudantes e os pilares da disciplina: Excelência acadêmica, Formação para a vida e Competências para o século XXI. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo, com uso do software Iramuteq. Do software Iramuteq foram empregados o método de Classificação Hierárquica Descente (CHD) e a análise de similitude. A análise do corpus textual revelou classes e temas importantes que se relacionaram de forma significativa aos pilares de PV. As classes geradas pelo método CHD funcionaram como núcleos centrais servindo ao processo de delineamento das Representações Sociais. Foi possível convalidar as Representações Sociais dos estudantes através da equivalência significativa com os pilares da disciplina. Destacaram-se Formação Holística, núcleo central mais expressivo do corpus textual, com 17,6 % que expressou PV como planejamento para a qualificação e responsabilidade; e Aprendizagem ao longo da Vida (lifelong learning), núcleo central com 14, 7%, que expressou a importância de PV pela ajuda proveniente e também resultante dela, no sentido do estudante poder ajudar o próximo depois de ter sido beneficiado pelo PV.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.