O LIVRO DIDÁTICO COMO SUPORTE PARA OS TEXTOS LITERÁRIOS: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126431 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3485 "inscrito_id" => 9294 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO COMO SUPORTE PARA OS TEXTOS LITERÁRIOS: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS" "resumo" => "O presente artigo tem como objeto de estudo a presença do texto literário nos livros didáticos da Coleção Português: Linguagens, da Editora Saraiva, direcionado aos anos finais do Ensino Fundamental. Esta investigação se justifica pela importância da leitura literária para a formação dos estudantes e por partirmos do pressuposto, com base em nossas experiências, de que esse recurso didático possui lacunas na abordagem de gêneros literários. Nesse cenário, o estudo atende ao objetivo de analisar o espaço destinado ao texto literário pela coletânea Português: Linguagens, investigando suas contribuições para o desenvolvimento do letramento literário e sua articulação com as competências e habilidades previstas para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, fez-se uma pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e documental. Como aporte teórico, o estudo foi fundamentado em autores como: Brenman (2012), Cândido (2009) e Colomer (2007) para tratar sobre a leitura literária na escola; Marcuschi (2020), Dionísio e Bezerra (2020), Pessoa e Cavalcante (2023), na discussão sobre o livro didático enquanto recurso de aprendizagem, entre outros. Como resultados, a pesquisa aponta que os livros didáticos analisados contemplam significativamente o letramento literário, indo além da leitura dos textos ao promover análise formal, interpretação crítica e expressão oral. Logo, conclui-se que a atuação do professor, enquanto mediador da leitura, é fundamental para ampliar o espaço da literatura na formação dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9294_TB3485_30102025210139.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGO PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IGO" "autor_email" => "igop162@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126431 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3485 "inscrito_id" => 9294 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO COMO SUPORTE PARA OS TEXTOS LITERÁRIOS: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS" "resumo" => "O presente artigo tem como objeto de estudo a presença do texto literário nos livros didáticos da Coleção Português: Linguagens, da Editora Saraiva, direcionado aos anos finais do Ensino Fundamental. Esta investigação se justifica pela importância da leitura literária para a formação dos estudantes e por partirmos do pressuposto, com base em nossas experiências, de que esse recurso didático possui lacunas na abordagem de gêneros literários. Nesse cenário, o estudo atende ao objetivo de analisar o espaço destinado ao texto literário pela coletânea Português: Linguagens, investigando suas contribuições para o desenvolvimento do letramento literário e sua articulação com as competências e habilidades previstas para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, fez-se uma pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e documental. Como aporte teórico, o estudo foi fundamentado em autores como: Brenman (2012), Cândido (2009) e Colomer (2007) para tratar sobre a leitura literária na escola; Marcuschi (2020), Dionísio e Bezerra (2020), Pessoa e Cavalcante (2023), na discussão sobre o livro didático enquanto recurso de aprendizagem, entre outros. Como resultados, a pesquisa aponta que os livros didáticos analisados contemplam significativamente o letramento literário, indo além da leitura dos textos ao promover análise formal, interpretação crítica e expressão oral. Logo, conclui-se que a atuação do professor, enquanto mediador da leitura, é fundamental para ampliar o espaço da literatura na formação dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9294_TB3485_30102025210139.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGO PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IGO" "autor_email" => "igop162@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }