Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO INTERATIVA COM PLICKERS: IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127995
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7183
    "inscrito_id" => 15656
    "titulo" => "AVALIAÇÃO INTERATIVA COM PLICKERS: IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo central investigar a aplicabilidade e o impacto do aplicativo Plickers como ferramenta pedagógica no contexto específico do ensino de Ciências para alunos do 8º ano. Buscou-se compreender de que maneira essa tecnologia digital pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem, o engajamento dos estudantes e o ambiente da sala de aula em uma temática particular do currículo de Ciências: o sistema reprodutor feminino. A investigação adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, inserida no contexto do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A coleta de dados ocorreu por meio da implementação de uma atividade prática que integrou o uso do aplicativo Plickers. Especificamente, foi aplicado um quiz de revisão sobre o sistema reprodutor feminino. Para a realização da atividade, os alunos do 8º ano foram organizados em quatro grupos, e cada estudante utilizou um cartão individual contendo um QR Code único para registrar suas respostas às questões apresentadas. Essa metodologia possibilitou observar as interações dos alunos com a ferramenta, o nível de participação e o desempenho em relação ao conteúdo revisado. Os resultados obtidos evidenciaram um impacto positivo tanto no desempenho acadêmico quanto no comportamento dos alunos. Observou-se uma melhora significativa na taxa de acertos, com alguns grupos alcançando a totalidade das respostas corretas. Adicionalmente, a dinâmica proporcionada pelo aplicativo estimulou uma maior participação e um notável envolvimento da turma durante a atividade. A natureza interativa e a possibilidade de feedback imediato pareceram motivar os estudantes, resultando em um ambiente de aprendizado mais engajador. Em suma, a experiência de aplicação do aplicativo Plickers na turma do 8º ano da Escola Estadual Gov. Dix-Sept Rosado demonstrou que essa ferramenta representa uma alternativa pedagógica valiosa e eficiente para aprimorar as práticas avaliativas e didáticas no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15656_TB7183_29102025223103.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA FABIANA LOPES CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "Lara Castro"
    "autor_email" => "larafabiana287@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127995
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7183
    "inscrito_id" => 15656
    "titulo" => "AVALIAÇÃO INTERATIVA COM PLICKERS: IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo central investigar a aplicabilidade e o impacto do aplicativo Plickers como ferramenta pedagógica no contexto específico do ensino de Ciências para alunos do 8º ano. Buscou-se compreender de que maneira essa tecnologia digital pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem, o engajamento dos estudantes e o ambiente da sala de aula em uma temática particular do currículo de Ciências: o sistema reprodutor feminino. A investigação adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, inserida no contexto do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A coleta de dados ocorreu por meio da implementação de uma atividade prática que integrou o uso do aplicativo Plickers. Especificamente, foi aplicado um quiz de revisão sobre o sistema reprodutor feminino. Para a realização da atividade, os alunos do 8º ano foram organizados em quatro grupos, e cada estudante utilizou um cartão individual contendo um QR Code único para registrar suas respostas às questões apresentadas. Essa metodologia possibilitou observar as interações dos alunos com a ferramenta, o nível de participação e o desempenho em relação ao conteúdo revisado. Os resultados obtidos evidenciaram um impacto positivo tanto no desempenho acadêmico quanto no comportamento dos alunos. Observou-se uma melhora significativa na taxa de acertos, com alguns grupos alcançando a totalidade das respostas corretas. Adicionalmente, a dinâmica proporcionada pelo aplicativo estimulou uma maior participação e um notável envolvimento da turma durante a atividade. A natureza interativa e a possibilidade de feedback imediato pareceram motivar os estudantes, resultando em um ambiente de aprendizado mais engajador. Em suma, a experiência de aplicação do aplicativo Plickers na turma do 8º ano da Escola Estadual Gov. Dix-Sept Rosado demonstrou que essa ferramenta representa uma alternativa pedagógica valiosa e eficiente para aprimorar as práticas avaliativas e didáticas no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15656_TB7183_29102025223103.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA FABIANA LOPES CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "Lara Castro"
    "autor_email" => "larafabiana287@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central investigar a aplicabilidade e o impacto do aplicativo Plickers como ferramenta pedagógica no contexto específico do ensino de Ciências para alunos do 8º ano. Buscou-se compreender de que maneira essa tecnologia digital pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem, o engajamento dos estudantes e o ambiente da sala de aula em uma temática particular do currículo de Ciências: o sistema reprodutor feminino. A investigação adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, inserida no contexto do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A coleta de dados ocorreu por meio da implementação de uma atividade prática que integrou o uso do aplicativo Plickers. Especificamente, foi aplicado um quiz de revisão sobre o sistema reprodutor feminino. Para a realização da atividade, os alunos do 8º ano foram organizados em quatro grupos, e cada estudante utilizou um cartão individual contendo um QR Code único para registrar suas respostas às questões apresentadas. Essa metodologia possibilitou observar as interações dos alunos com a ferramenta, o nível de participação e o desempenho em relação ao conteúdo revisado. Os resultados obtidos evidenciaram um impacto positivo tanto no desempenho acadêmico quanto no comportamento dos alunos. Observou-se uma melhora significativa na taxa de acertos, com alguns grupos alcançando a totalidade das respostas corretas. Adicionalmente, a dinâmica proporcionada pelo aplicativo estimulou uma maior participação e um notável envolvimento da turma durante a atividade. A natureza interativa e a possibilidade de feedback imediato pareceram motivar os estudantes, resultando em um ambiente de aprendizado mais engajador. Em suma, a experiência de aplicação do aplicativo Plickers na turma do 8º ano da Escola Estadual Gov. Dix-Sept Rosado demonstrou que essa ferramenta representa uma alternativa pedagógica valiosa e eficiente para aprimorar as práticas avaliativas e didáticas no ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.