LIVRO DIDÁTICO, GÊNERO E FEMINISMO NEGRO: ENTRE DEBATES E PROBLEMATIZAÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125834 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2149 "inscrito_id" => 8645 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO, GÊNERO E FEMINISMO NEGRO: ENTRE DEBATES E PROBLEMATIZAÇÕES" "resumo" => "Ao falar sobre material educacional dentro do âmbito escolar, logo vem em mente o livro didático como peça chave no processo de ensino e aprendizagem por ser uma ferramenta gratuita e acessível para a classe estudantil. Ademais, ao folhear o livro didático é perceptível a pequena parcela de alguns sujeitos históricos, como por exemplo, as mulheres negras. Nesse sentido, o referido artigo traz como pauta a significação do livro didático, a sua origem e uso ao longo da História. Aliada a essa ferramenta didática é colocado em destaque os estudos de gênero no livro didático de História e a interseccionalidade. Afim de compreender melhor o debate surge a seguinte questão: Por que os livros didáticos invisibilizam a representação feminina negra? Esse trabalho tem como foco analisar as múltiplas faces do livro didático e a carência/ausência das mulheres negras no material supracitado. A pesquisa é de natureza qualitativa (Minayo, 2016) voltada para o levantamento de leituras bibliográficas. O debate sobre o livro didático está referenciado a partir das concepções de Bittencourt (2008), Freitas e Oliveira (2019), Guimarães (2012) e Munakata (2012). Reflexões de suma importância para compreender mais a fundo o significado de livro didático e suas faces. E, por fim, são explorados os estudos de gênero no livro didático de História, a questão de gênero e interseccionalidade tendo como base as reflexões de Colling e Tedeschi (2019), Collins (2019), hooks (2015), Pinsky (2015) entre outras autorias. Ao final do estudo, constatou-se que o livro didático possui várias faces: mercantil, política e ideológica e a partir desse aspecto polissêmico ficou nítido que há um jogo de interesses no processo de representatividade dos sujeitos históricos tendo como prevalência a imagem dos homens brancos, ricos e heterossexuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8645_TB2149_30102025195421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINAJILAS GOMES DE MELO SANTOS" "autor_nome_curto" => "DINAJILAS" "autor_email" => "dinajilasmelo17@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125834 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2149 "inscrito_id" => 8645 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO, GÊNERO E FEMINISMO NEGRO: ENTRE DEBATES E PROBLEMATIZAÇÕES" "resumo" => "Ao falar sobre material educacional dentro do âmbito escolar, logo vem em mente o livro didático como peça chave no processo de ensino e aprendizagem por ser uma ferramenta gratuita e acessível para a classe estudantil. Ademais, ao folhear o livro didático é perceptível a pequena parcela de alguns sujeitos históricos, como por exemplo, as mulheres negras. Nesse sentido, o referido artigo traz como pauta a significação do livro didático, a sua origem e uso ao longo da História. Aliada a essa ferramenta didática é colocado em destaque os estudos de gênero no livro didático de História e a interseccionalidade. Afim de compreender melhor o debate surge a seguinte questão: Por que os livros didáticos invisibilizam a representação feminina negra? Esse trabalho tem como foco analisar as múltiplas faces do livro didático e a carência/ausência das mulheres negras no material supracitado. A pesquisa é de natureza qualitativa (Minayo, 2016) voltada para o levantamento de leituras bibliográficas. O debate sobre o livro didático está referenciado a partir das concepções de Bittencourt (2008), Freitas e Oliveira (2019), Guimarães (2012) e Munakata (2012). Reflexões de suma importância para compreender mais a fundo o significado de livro didático e suas faces. E, por fim, são explorados os estudos de gênero no livro didático de História, a questão de gênero e interseccionalidade tendo como base as reflexões de Colling e Tedeschi (2019), Collins (2019), hooks (2015), Pinsky (2015) entre outras autorias. Ao final do estudo, constatou-se que o livro didático possui várias faces: mercantil, política e ideológica e a partir desse aspecto polissêmico ficou nítido que há um jogo de interesses no processo de representatividade dos sujeitos históricos tendo como prevalência a imagem dos homens brancos, ricos e heterossexuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8645_TB2149_30102025195421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINAJILAS GOMES DE MELO SANTOS" "autor_nome_curto" => "DINAJILAS" "autor_email" => "dinajilasmelo17@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }