Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO LEPEM NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125811
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2108
    "inscrito_id" => 9524
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO LEPEM NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica inserida no projeto de pesquisa “LEPEM – Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em matemática”. O objetivo dessa proposta é analisar as contribuições e desafios do LEPEM na formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Buscando compreender essa temática, o presente estudo apresenta o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições e desafios de um laboratório de matemática ancorado no tripé ensino, pesquisa e extensão? O pressuposto básico sob o qual se assenta a nossa proposta é capaz de responder à questão formulada é que é possível integrar o ensino, a pesquisa, e a extensão nas ações de um laboratório de matemática. Para alcançar esse objetivo, o estudo em questão buscou integrar suas ações ao estágio supervisionado, ao projeto de extensão “Centro de ensino em matemática” e ao projeto de pesquisa citado anteriormente. O delineamento metodológico adotado foi a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre laboratório de ensino em matemática; e a realização de um experimento didático - formativo numa turma de 9º ano de uma escola pública da cidade de Iporá, visando a formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Para isso, a pesquisa utilizou alguns dos objetos pedagógicos do LEPEM. Acredita-se que a presente proposta possibilitou maior integração do conhecimento matemático com a pesquisa, ensino e extensão, entendendo que é inconcebível que um bom curso de formação de professores de matemática não tenha laboratórios, e principalmente que não apresente o tripé da universidade como eixo central em suas ações. Ressalta-se ainda, que a pesquisa contribuiu na relação universidade/educação básica/comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9524_TB2108_30102025233157.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE ATAIDES FERREIRA MORAES"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE"
    "autor_email" => "rayaneferreira1089@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125811
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2108
    "inscrito_id" => 9524
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO LEPEM NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica inserida no projeto de pesquisa “LEPEM – Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em matemática”. O objetivo dessa proposta é analisar as contribuições e desafios do LEPEM na formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Buscando compreender essa temática, o presente estudo apresenta o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições e desafios de um laboratório de matemática ancorado no tripé ensino, pesquisa e extensão? O pressuposto básico sob o qual se assenta a nossa proposta é capaz de responder à questão formulada é que é possível integrar o ensino, a pesquisa, e a extensão nas ações de um laboratório de matemática. Para alcançar esse objetivo, o estudo em questão buscou integrar suas ações ao estágio supervisionado, ao projeto de extensão “Centro de ensino em matemática” e ao projeto de pesquisa citado anteriormente. O delineamento metodológico adotado foi a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre laboratório de ensino em matemática; e a realização de um experimento didático - formativo numa turma de 9º ano de uma escola pública da cidade de Iporá, visando a formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Para isso, a pesquisa utilizou alguns dos objetos pedagógicos do LEPEM. Acredita-se que a presente proposta possibilitou maior integração do conhecimento matemático com a pesquisa, ensino e extensão, entendendo que é inconcebível que um bom curso de formação de professores de matemática não tenha laboratórios, e principalmente que não apresente o tripé da universidade como eixo central em suas ações. Ressalta-se ainda, que a pesquisa contribuiu na relação universidade/educação básica/comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9524_TB2108_30102025233157.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE ATAIDES FERREIRA MORAES"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE"
    "autor_email" => "rayaneferreira1089@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica inserida no projeto de pesquisa “LEPEM – Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em matemática”. O objetivo dessa proposta é analisar as contribuições e desafios do LEPEM na formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Buscando compreender essa temática, o presente estudo apresenta o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições e desafios de um laboratório de matemática ancorado no tripé ensino, pesquisa e extensão? O pressuposto básico sob o qual se assenta a nossa proposta é capaz de responder à questão formulada é que é possível integrar o ensino, a pesquisa, e a extensão nas ações de um laboratório de matemática. Para alcançar esse objetivo, o estudo em questão buscou integrar suas ações ao estágio supervisionado, ao projeto de extensão “Centro de ensino em matemática” e ao projeto de pesquisa citado anteriormente. O delineamento metodológico adotado foi a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre laboratório de ensino em matemática; e a realização de um experimento didático - formativo numa turma de 9º ano de uma escola pública da cidade de Iporá, visando a formação do conceito de razões trigonométricas no triângulo retângulo. Para isso, a pesquisa utilizou alguns dos objetos pedagógicos do LEPEM. Acredita-se que a presente proposta possibilitou maior integração do conhecimento matemático com a pesquisa, ensino e extensão, entendendo que é inconcebível que um bom curso de formação de professores de matemática não tenha laboratórios, e principalmente que não apresente o tripé da universidade como eixo central em suas ações. Ressalta-se ainda, que a pesquisa contribuiu na relação universidade/educação básica/comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.