Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANEJAMENTO COLABORATIVO EM UMA ESCOLA DE UNIÃO DA VITÓRIA-PR: APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação atual é reflexo da trajetória histórica, trajetória esta marcada por marcos internacionais e nacionais em busca do direito a educação inclusiva e de qualidade. A educação integral em nossa realidade é mais recente, todavia é notória a sua importância para que nossas escolas possam trabalhar na promoção de conhecimentos de qualidade em prol de uma educação cada vez mais inclusiva. Ao pensar na educação inclusiva, é fundamental recorrer ao planejamento colaborativo, no qual os envolvidos participam do inicio ao fim, tendo como foco o estudante e a diversidade presente na sala de aula, potencializando estratégias e práticas inclusivas. Nesse sentido, o estudo traz alguns apontamentos respondendo como o planejamento colaborativo em escola de tempo integral pode contribuir para um ensino de qualidade e inclusivo? Esta pesquisa tem por objetivo compreender a relevância do planejamento colaborativo para práticas inclusivas em escola municipal de tempo integral em União da Vitória. Como procedimento metodológico, a pesquisa utilizou de uma revisão exploratória de fontes bibliográficas e documentais, de natureza qualitativa, tendo como referências principais: Bardin (2011), Mendes (2018), Mendes (2023), Oliveira(2023), Piccolo (2022) e Silva (2017). Este estudo contribui para a compreensão da organização do Ensino Integral no município de União da Vitória. Conclui-se que o planejamento colaborativo oportuniza o compartilhamento de ideias, experiências, incertezas e opiniões, potencializando os acertos, ponderando as individualidades de cada estudante, valorizando seu conhecimento prévio e suas potencialidades, rumo a uma educação cada dia mais inclusiva.

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