EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NO COTIDIANO PÓS-ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128263 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7996 "inscrito_id" => 7646 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NO COTIDIANO PÓS-ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a oficina “Educação Financeira no Ensino Médio: Estratégias para o Planejamento Financeiro no Cotidiano Pós-Escolar”, desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. A atividade foi realizada na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro, em Mamanguape-PB, com uma turma do 3º ano do ensino médio, composta por 23 estudantes. O objetivo principal foi promover a exploração prática da educação financeira, articulando-a com o cotidiano juvenil. A abordagem adotada foi exploratória e descritiva, fundamentada em autores como D’Ambrosio (1996), com ênfase na resolução de problemas contextualizados. Foram utilizados recursos como quadro branco, datashow, calculadoras e materiais impressos, com o intuito de tornar as atividades mais acessíveis e dinâmicas. A avaliação da oficina revelou que a maioria dos estudantes não possuía conhecimento prévio sobre o tema, mas considerou a atividade clara, relevante e próxima da sua realidade. Muitos relataram ter compreendido melhor conceitos como juros e investimentos, embora alguns ainda apresentassem dúvidas. Os participantes destacaram a importância da educação financeira no ambiente escolar e demonstraram interesse em aprofundar o tema. Entre as principais contribuições da oficina, estão o estímulo à reflexão, o aprendizado sobre controle de gastos e investimentos e a motivação para o uso consciente do dinheiro. Os resultados indicam que metodologias práticas e contextualizadas contribuem significativamente para o desenvolvimento de competências financeiras entre jovens, especialmente em contextos de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo uma formação mais significativa e alinhada às demandas da vida cotidiana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7646_TB7996_30102025185024.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatiana.araujo@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128263 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7996 "inscrito_id" => 7646 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NO COTIDIANO PÓS-ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a oficina “Educação Financeira no Ensino Médio: Estratégias para o Planejamento Financeiro no Cotidiano Pós-Escolar”, desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. A atividade foi realizada na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro, em Mamanguape-PB, com uma turma do 3º ano do ensino médio, composta por 23 estudantes. O objetivo principal foi promover a exploração prática da educação financeira, articulando-a com o cotidiano juvenil. A abordagem adotada foi exploratória e descritiva, fundamentada em autores como D’Ambrosio (1996), com ênfase na resolução de problemas contextualizados. Foram utilizados recursos como quadro branco, datashow, calculadoras e materiais impressos, com o intuito de tornar as atividades mais acessíveis e dinâmicas. A avaliação da oficina revelou que a maioria dos estudantes não possuía conhecimento prévio sobre o tema, mas considerou a atividade clara, relevante e próxima da sua realidade. Muitos relataram ter compreendido melhor conceitos como juros e investimentos, embora alguns ainda apresentassem dúvidas. Os participantes destacaram a importância da educação financeira no ambiente escolar e demonstraram interesse em aprofundar o tema. Entre as principais contribuições da oficina, estão o estímulo à reflexão, o aprendizado sobre controle de gastos e investimentos e a motivação para o uso consciente do dinheiro. Os resultados indicam que metodologias práticas e contextualizadas contribuem significativamente para o desenvolvimento de competências financeiras entre jovens, especialmente em contextos de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo uma formação mais significativa e alinhada às demandas da vida cotidiana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7646_TB7996_30102025185024.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatiana.araujo@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }