Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: VIVÊNCIAS PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125739
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1964
    "inscrito_id" => 5765
    "titulo" => "EXPLORANDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: VIVÊNCIAS PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Essa pesquisa se trata de uma intervenção pedagógica e apresenta as vivências realizada com alunos do 5º ano dos Anos Iniciais de uma instituição de ensino localizada no município de Curral de Cima, Paraíba. A proposta teve como objetivo geral desenvolver a compreensão sobre a geometria. Como objetivos específicos: promover práticas lúdicas na alfabetização matemática; possibilitar a identificação das planificações geométricas; permitir a classificação das figuras geométricas planas e espaciais; promover aprendizagem por meio de materiais concretos. As atividades com os sólidos geométricos foram iniciadas no mês de julho de 2024, com o intuito de garantir vivências prazerosas, aprendizagens significativas, o desenvolvimento da capacidade de abstração e, dessa forma, consolidar habilidades referentes ao 5º ano. As atividades foram distribuídas em vinte dias letivos para que os alunos pudessem se apropriar ainda mais do conteúdo abordado. As aulas foram planejadas com quinze dias de antecedência, com a confecção de sólidos geométricos com palitos e massa de modelar. Os resultados dessa pesquisa indicaram que atividades com situações concretas garante aprendizados significativos e uma forma divertida de aprender, além de permitir habilidades artísticas, a socialização, motivação para aprender, bem como evidencia a importância do planejamento e da necessidade de inovação contínua nas práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5765_TB1964_14102025223153.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILHA FLORÊNCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCILHA"
    "autor_email" => "francilhaprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125739
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1964
    "inscrito_id" => 5765
    "titulo" => "EXPLORANDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: VIVÊNCIAS PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Essa pesquisa se trata de uma intervenção pedagógica e apresenta as vivências realizada com alunos do 5º ano dos Anos Iniciais de uma instituição de ensino localizada no município de Curral de Cima, Paraíba. A proposta teve como objetivo geral desenvolver a compreensão sobre a geometria. Como objetivos específicos: promover práticas lúdicas na alfabetização matemática; possibilitar a identificação das planificações geométricas; permitir a classificação das figuras geométricas planas e espaciais; promover aprendizagem por meio de materiais concretos. As atividades com os sólidos geométricos foram iniciadas no mês de julho de 2024, com o intuito de garantir vivências prazerosas, aprendizagens significativas, o desenvolvimento da capacidade de abstração e, dessa forma, consolidar habilidades referentes ao 5º ano. As atividades foram distribuídas em vinte dias letivos para que os alunos pudessem se apropriar ainda mais do conteúdo abordado. As aulas foram planejadas com quinze dias de antecedência, com a confecção de sólidos geométricos com palitos e massa de modelar. Os resultados dessa pesquisa indicaram que atividades com situações concretas garante aprendizados significativos e uma forma divertida de aprender, além de permitir habilidades artísticas, a socialização, motivação para aprender, bem como evidencia a importância do planejamento e da necessidade de inovação contínua nas práticas pedagógicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5765_TB1964_14102025223153.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILHA FLORÊNCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCILHA"
    "autor_email" => "francilhaprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Essa pesquisa se trata de uma intervenção pedagógica e apresenta as vivências realizada com alunos do 5º ano dos Anos Iniciais de uma instituição de ensino localizada no município de Curral de Cima, Paraíba. A proposta teve como objetivo geral desenvolver a compreensão sobre a geometria. Como objetivos específicos: promover práticas lúdicas na alfabetização matemática; possibilitar a identificação das planificações geométricas; permitir a classificação das figuras geométricas planas e espaciais; promover aprendizagem por meio de materiais concretos. As atividades com os sólidos geométricos foram iniciadas no mês de julho de 2024, com o intuito de garantir vivências prazerosas, aprendizagens significativas, o desenvolvimento da capacidade de abstração e, dessa forma, consolidar habilidades referentes ao 5º ano. As atividades foram distribuídas em vinte dias letivos para que os alunos pudessem se apropriar ainda mais do conteúdo abordado. As aulas foram planejadas com quinze dias de antecedência, com a confecção de sólidos geométricos com palitos e massa de modelar. Os resultados dessa pesquisa indicaram que atividades com situações concretas garante aprendizados significativos e uma forma divertida de aprender, além de permitir habilidades artísticas, a socialização, motivação para aprender, bem como evidencia a importância do planejamento e da necessidade de inovação contínua nas práticas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.