Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIZANDO APRENDIZADOS: O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO DE LICENCIANDOS DO IFPI

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128074
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7431
    "inscrito_id" => 13215
    "titulo" => "POTENCIALIZANDO APRENDIZADOS: O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO DE LICENCIANDOS DO IFPI"
    "resumo" => "O avanço acelerado da tecnologia vem inaugurando uma nova era, marcada pelas transformações trazidas pela Inteligência Artificial (IA) em diferentes áreas da sociedade. No campo educacional, essas mudanças já são evidentes, impactando as formas de estudar, ensinar e aprender. Para a formação de futuros professores, o uso adequado dessas ferramentas é essencial no desenvolvimento de competências críticas e inovadoras. Diante desse cenário, torna-se importante compreender como os professores em formação inicial estão incorporando a IA em suas rotinas acadêmicas. A IA está sendo usada para potencializar os estudos e aprimorar as habilidades formativas? Objetivou-se investigar de que maneira os ingressantes no Mód. 1 das quatro licenciaturas do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí estão utilizando a IA. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. A produção dos dados foi realizada por meio de questionário semi estruturado, aplicado com uso de formulário eletrônico, elaborado na plataforma Google Forms, contendo abordagens sobre a IA no contexto acadêmico. Participaram do estudo voluntários ingressantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, regularmente matriculados no Mód 1. A análise dos dados buscou identificar padrões de uso, tipos de ferramentas empregadas e as principais finalidades associadas a tecnologias da IA. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes faz uso de recursos da IA, principalmente na elaboração de resumos, resolução de exercícios e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, sendo o uso mais frequente durante a realização de trabalhos e avaliações. Esses achados reforçam a necessidade de integrar o uso crítico, ético e consciente da IA na formação inicial docente, preparando futuros professores para lidar de maneira responsável com essas tecnologias no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13215_TB7431_03112025115038.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MARTINS DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MARTINS"
    "autor_email" => "leticia.martinsalencar09@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128074
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7431
    "inscrito_id" => 13215
    "titulo" => "POTENCIALIZANDO APRENDIZADOS: O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO DE LICENCIANDOS DO IFPI"
    "resumo" => "O avanço acelerado da tecnologia vem inaugurando uma nova era, marcada pelas transformações trazidas pela Inteligência Artificial (IA) em diferentes áreas da sociedade. No campo educacional, essas mudanças já são evidentes, impactando as formas de estudar, ensinar e aprender. Para a formação de futuros professores, o uso adequado dessas ferramentas é essencial no desenvolvimento de competências críticas e inovadoras. Diante desse cenário, torna-se importante compreender como os professores em formação inicial estão incorporando a IA em suas rotinas acadêmicas. A IA está sendo usada para potencializar os estudos e aprimorar as habilidades formativas? Objetivou-se investigar de que maneira os ingressantes no Mód. 1 das quatro licenciaturas do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí estão utilizando a IA. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. A produção dos dados foi realizada por meio de questionário semi estruturado, aplicado com uso de formulário eletrônico, elaborado na plataforma Google Forms, contendo abordagens sobre a IA no contexto acadêmico. Participaram do estudo voluntários ingressantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, regularmente matriculados no Mód 1. A análise dos dados buscou identificar padrões de uso, tipos de ferramentas empregadas e as principais finalidades associadas a tecnologias da IA. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes faz uso de recursos da IA, principalmente na elaboração de resumos, resolução de exercícios e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, sendo o uso mais frequente durante a realização de trabalhos e avaliações. Esses achados reforçam a necessidade de integrar o uso crítico, ético e consciente da IA na formação inicial docente, preparando futuros professores para lidar de maneira responsável com essas tecnologias no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13215_TB7431_03112025115038.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MARTINS DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MARTINS"
    "autor_email" => "leticia.martinsalencar09@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O avanço acelerado da tecnologia vem inaugurando uma nova era, marcada pelas transformações trazidas pela Inteligência Artificial (IA) em diferentes áreas da sociedade. No campo educacional, essas mudanças já são evidentes, impactando as formas de estudar, ensinar e aprender. Para a formação de futuros professores, o uso adequado dessas ferramentas é essencial no desenvolvimento de competências críticas e inovadoras. Diante desse cenário, torna-se importante compreender como os professores em formação inicial estão incorporando a IA em suas rotinas acadêmicas. A IA está sendo usada para potencializar os estudos e aprimorar as habilidades formativas? Objetivou-se investigar de que maneira os ingressantes no Mód. 1 das quatro licenciaturas do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí estão utilizando a IA. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. A produção dos dados foi realizada por meio de questionário semi estruturado, aplicado com uso de formulário eletrônico, elaborado na plataforma Google Forms, contendo abordagens sobre a IA no contexto acadêmico. Participaram do estudo voluntários ingressantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, regularmente matriculados no Mód 1. A análise dos dados buscou identificar padrões de uso, tipos de ferramentas empregadas e as principais finalidades associadas a tecnologias da IA. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes faz uso de recursos da IA, principalmente na elaboração de resumos, resolução de exercícios e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, sendo o uso mais frequente durante a realização de trabalhos e avaliações. Esses achados reforçam a necessidade de integrar o uso crítico, ético e consciente da IA na formação inicial docente, preparando futuros professores para lidar de maneira responsável com essas tecnologias no ambiente educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.