EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INCLUSÃO SOCIAL: O IMPACTO DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE JARDIM BRASIL II NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E NO DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
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A pesquisa, baseada em observações e seis entrevistas realizadas com a presidente da associação, duas professoras e três estudantes, analisa como projetos comunitários oferecem qualificação profissional através de cursos como: cuidador de idosos, design de sobrancelha e trancista, trazendo oportunidades para moradores. O interesse pelo tema surgiu a partir da disciplina de Educação de Jovens e Adultos, que despertou a reflexão sobre a educação popular como uma forma essencial de ensino, ampliando a discussão para a educação não formal. Fundamentada nos estudos de Gohn (2014), Arroyo (2005) e Freire (1991), a pesquisa destaca a educação não formal como um processo sociopolítico e pedagógico essencial para a formação cidadã. Na associação, cursos e capacitações são conduzidos por professores voluntários e membros da comunidade, favorecendo uma aprendizagem coletiva que transcende as limitações da educação formal. O estudo evidencia que, ao proporcionar novas oportunidades, a educação não formal fortalece vínculos sociais e fomenta a empregabilidade, permitindo que beneficiados retornem para compartilhar conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento local. Os resultados demonstram que essas iniciativas não apenas suprem lacunas educacionais, mas também promovem inclusão e transformações sociais concretas. Dessa forma, conclui-se que a educação não formal desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, criando alternativas para aqueles que enfrentam dificuldades de acesso à educação tradicional e incentivando o compromisso comunitário como instrumento de mudança social." 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