Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA EM UMA ÓTICA EMANCIPATÓRIA: A TENDÊNCIA HISTÓRICO – CRÍTICA DE EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nesta sociedade cada vez mais desigual se faz necessário que os processos educativos estejam embasados em uma perspectiva emancipatória de educação para que se problematize esta realidade com vista a sua superação. Para tanto, é imprescindível que o professor tenha clareza de que como se deve configurar a prática pedagógica dentro desta ótica para que toda a sua atuação esteja coerente com essa vertente. Nesse sentido, este trabalho parte do objetivo de apresentar um estudo que teve como escopo a análise das atividades de ensino e avaliação dentro da tendência pedagógica histórico-crítica, cuja tendência se qualifica como uma das linhas emancipatória de educação. A partir disso, este trabalho apresenta um estudo bibliográfico embasado em autores como: Wittman; Klippel (2010), que abordam as duas grandes tendências atuais do campo educativo: a mercadológica e emancipatória; Melo e Urbanetz (2008), que tratam especificamente da corrente pedagógica Histórico-crítica; Both (2012); Luckesi (1998 e 2011); Hadji (2001), entre outros, que apresentam a avaliação para além das relações de autoritarismo. A partir da reflexão aqui levantada, conclui-se, portanto, que as práticas de ensino e avaliação como atividades interligadas tomam como base uma perspectiva de educação e baseado nisso, o professor ao optar por uma prática que procura promover a emancipação dos sujeitos que o levem a refletir sobre a sua realidade, deve ter clareza desta escolha, fazendo com que tanto o ensino, quanto a avaliação seja coerente com essa proposta ao atender os pressupostos que embasam a visão adotada.

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