PARADIGMA EMERGENTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES DOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125674 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1857 "inscrito_id" => 3658 "titulo" => "PARADIGMA EMERGENTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES DOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A temática da Educação Ambiental tem se destacado como essencial no cenário educacional dos anos iniciais. Nesse contexto, este trabalho objetivou identificar os paradigmas presentes nas atividades dos livros didáticos do segundo ciclo. A pesquisa é qualitativa, de classificação descritiva, analisando as estratégias pedagógicas presentes (Gil, 2002). O estudo utilizará atividades sobre meio ambiente em Ciências nos livros didáticos do 4º e 5º ano da rede pública de ensino do município de Breves-PA como fonte documental. A pesquisa foi realizada com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Foram revisados três livros didáticos: Novo Pitanguá Ciências – 4º ano (Editora Moderna); Encontros Ciências, História e Geografia – 5º ano (Editora FTD); e a coleção Buriti Ciências (Editora Moderna). No entanto, a ênfase da pesquisa recaiu sobre a coleção Buriti, por ser a mais presente nas escolas município. Os resultados indicaram que a maior parte das atividades evidencia aspectos do modelo de racionalidade técnica, conforme descrito por Schön (1993). Identificaram-se lacunas na articulação entre o conteúdo técnico e a reflexão crítica sobre o meio ambiente e a ação humana. Questões como preservação ambiental, plantio e contaminação da água não são abordadas de forma clara. Além disso, as atividades são majoritariamente técnicas, limitando-se a respostas no caderno, desenhos e múltipla escolha, sem ampliar possibilidades para problematizações. Conclui-se que, embora a coleção apresente potencial pedagógico, reforça o paradigma da racionalidade técnica, comprometendo a promoção de uma Educação Ambiental crítica. O esperado era que as atividades fossem planejadas de modo a perceber um modelo de ensino libertador, baseado nos princípios freirianos, almejando a emancipação dos estudantes e a superação do modelo tradicional, que as práticas integrassem questões ecológicas, sociais, culturais e econômicas em uma abordagem crítica e transformadora. Contudo, observou-se que as atividades seguiram uma abordagem mais tecnicista, não alcançando plenamente esses objetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3658_TB1857_17102025114352.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO VITOR LADISLAU DA GAMA" "autor_nome_curto" => "JOAO VITOR" "autor_email" => "joaovictorgama885@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125674 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1857 "inscrito_id" => 3658 "titulo" => "PARADIGMA EMERGENTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES DOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "A temática da Educação Ambiental tem se destacado como essencial no cenário educacional dos anos iniciais. Nesse contexto, este trabalho objetivou identificar os paradigmas presentes nas atividades dos livros didáticos do segundo ciclo. A pesquisa é qualitativa, de classificação descritiva, analisando as estratégias pedagógicas presentes (Gil, 2002). O estudo utilizará atividades sobre meio ambiente em Ciências nos livros didáticos do 4º e 5º ano da rede pública de ensino do município de Breves-PA como fonte documental. A pesquisa foi realizada com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Foram revisados três livros didáticos: Novo Pitanguá Ciências – 4º ano (Editora Moderna); Encontros Ciências, História e Geografia – 5º ano (Editora FTD); e a coleção Buriti Ciências (Editora Moderna). No entanto, a ênfase da pesquisa recaiu sobre a coleção Buriti, por ser a mais presente nas escolas município. Os resultados indicaram que a maior parte das atividades evidencia aspectos do modelo de racionalidade técnica, conforme descrito por Schön (1993). Identificaram-se lacunas na articulação entre o conteúdo técnico e a reflexão crítica sobre o meio ambiente e a ação humana. Questões como preservação ambiental, plantio e contaminação da água não são abordadas de forma clara. Além disso, as atividades são majoritariamente técnicas, limitando-se a respostas no caderno, desenhos e múltipla escolha, sem ampliar possibilidades para problematizações. Conclui-se que, embora a coleção apresente potencial pedagógico, reforça o paradigma da racionalidade técnica, comprometendo a promoção de uma Educação Ambiental crítica. O esperado era que as atividades fossem planejadas de modo a perceber um modelo de ensino libertador, baseado nos princípios freirianos, almejando a emancipação dos estudantes e a superação do modelo tradicional, que as práticas integrassem questões ecológicas, sociais, culturais e econômicas em uma abordagem crítica e transformadora. Contudo, observou-se que as atividades seguiram uma abordagem mais tecnicista, não alcançando plenamente esses objetivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3658_TB1857_17102025114352.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO VITOR LADISLAU DA GAMA" "autor_nome_curto" => "JOAO VITOR" "autor_email" => "joaovictorgama885@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }