APRENDENDO NA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA INTERNA DA TERRA COM MASSA DE MODELAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125661 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1834 "inscrito_id" => 5416 "titulo" => "APRENDENDO NA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA INTERNA DA TERRA COM MASSA DE MODELAR" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de metodologias ativas no ensino de Geografia com estudantes do ensino fundamental - anos finais, utilizando massa de modelar para representar a estrutura interna da Terra. A atividade foi realizada com as turmas do 6º ano A e B do Colégio Evoluir Júnior, uma instituição da rede particular de ensino, situada no bairro do Janga, no município de Paulista que integra a Região Metropolitana do Recife - PE. Teve como objetivo principal promover a aprendizagem significativa (Ausubel, 1980; Moreira, 2011) por meio da ludicidade e do envolvimento ativo dos discentes na construção de protótipos da estrutura interna da Terra. O aporte teórico metodológico que ancora esse trabalho dialoga com Libâneo, (1990), Pivetta; Isaias (2009), Carvalho e Menezes (2021) e Dewey (2002). A metodologia adotada baseia-se em uma abordagem qualitativa, descrita pelo relato de experiência da professora de Geografia e pela sua percepção acerca dos resultados da realização de uma atividade prática com os estudantes. Para tanto, foi realizada uma dinâmica onde os estudantes construíram modelos tridimensionais das camadas da Terra, identificando a crosta, o manto e o núcleo externo e interno. Durante a construção e discussão dos modelos, os estudantes demonstraram grande interesse e participação, conseguindo relacionar a teoria com a prática. Os resultados foram satisfatórios, evidenciando que a utilização de recursos didáticos lúdicos favorece a compreensão dos conteúdos geográficos, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico - reflexivo. Dessa forma, a experiência reforça a importância da aprendizagem ativa, colocando o estudante como protagonista do processo educativo e incentivando estratégias inovadoras no ensino da Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5416_TB1834_29102025210445.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA KAROLINE CÂNDIDO SALVADOR" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA S." "autor_email" => "natalia_karoline94@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125661 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1834 "inscrito_id" => 5416 "titulo" => "APRENDENDO NA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA INTERNA DA TERRA COM MASSA DE MODELAR" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de metodologias ativas no ensino de Geografia com estudantes do ensino fundamental - anos finais, utilizando massa de modelar para representar a estrutura interna da Terra. A atividade foi realizada com as turmas do 6º ano A e B do Colégio Evoluir Júnior, uma instituição da rede particular de ensino, situada no bairro do Janga, no município de Paulista que integra a Região Metropolitana do Recife - PE. Teve como objetivo principal promover a aprendizagem significativa (Ausubel, 1980; Moreira, 2011) por meio da ludicidade e do envolvimento ativo dos discentes na construção de protótipos da estrutura interna da Terra. O aporte teórico metodológico que ancora esse trabalho dialoga com Libâneo, (1990), Pivetta; Isaias (2009), Carvalho e Menezes (2021) e Dewey (2002). A metodologia adotada baseia-se em uma abordagem qualitativa, descrita pelo relato de experiência da professora de Geografia e pela sua percepção acerca dos resultados da realização de uma atividade prática com os estudantes. Para tanto, foi realizada uma dinâmica onde os estudantes construíram modelos tridimensionais das camadas da Terra, identificando a crosta, o manto e o núcleo externo e interno. Durante a construção e discussão dos modelos, os estudantes demonstraram grande interesse e participação, conseguindo relacionar a teoria com a prática. Os resultados foram satisfatórios, evidenciando que a utilização de recursos didáticos lúdicos favorece a compreensão dos conteúdos geográficos, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico - reflexivo. Dessa forma, a experiência reforça a importância da aprendizagem ativa, colocando o estudante como protagonista do processo educativo e incentivando estratégias inovadoras no ensino da Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5416_TB1834_29102025210445.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA KAROLINE CÂNDIDO SALVADOR" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA S." "autor_email" => "natalia_karoline94@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }