A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125643 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1798 "inscrito_id" => 8993 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "As coleções biológicas são constituídas por um conjunto de exemplares preservados de espécimes e têm como principal finalidade contribuir para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ambiente escolar, diversos estudos mostram que as coleções desempenham um papel importante na compreensão de temas como conservação e educação ambiental, zoologia e botânica. Contudo, poucas escolas possuem tais espaços, dificultando a adoção de práticas de ensino associadas a esses ambientes. Assim, o presente projeto objetivou propor a construção de uma minicoleção biológica mista (zoológica e botânica) em uma escola do município de Bragança, com o objetivo de estimular o pensamento crítico e o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências. Para isso, o projeto foi desenvolvido em uma turma de 9º ano da E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira. Durante o período de junho a novembro de 2023, foram realizadas atividades, como: discussão sobre a importância das coleções didático-científicas, métodos de preparo para preservação, coletas de campo, montagem de exsicatas e materiais zoológicos em meio líquido, e exposição dos materiais produzidos para coleção. Os resultados mostraram uma grande aceitação por parte dos alunos, cerca de mais de 90% da turma participou ativamente das atividades. Entre os materiais coletados, observou-se a predominância de pequenos invertebrados (insetos, moluscos e aracnídeos) e flores, principalmente de espécies ornamentais. Além disso, foi perceptível, por meio da avaliação de falas dos alunos, que eles reconheciam a importância ecológica dos organismos coletados. Por meio destes resultados, inferimos que a construção de coleções biológicas em escolas permite aos alunos desenvolverem novas percepções, aumentando o interesse e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo para aprendizagem de Ciências. Dessa forma, as coleções constituem-se como elementos motivadores e promotores de aprendizagem no ensino, permitindo aos alunos uma maior percepção da biodiversidade, além de estimularem e facilitarem o aprendizado em temáticas associadas às coleções biológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8993_TB1798_24102025202318.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA HENRIQUES GOMES" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackeline.gomes@braganca.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125643 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1798 "inscrito_id" => 8993 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "As coleções biológicas são constituídas por um conjunto de exemplares preservados de espécimes e têm como principal finalidade contribuir para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ambiente escolar, diversos estudos mostram que as coleções desempenham um papel importante na compreensão de temas como conservação e educação ambiental, zoologia e botânica. Contudo, poucas escolas possuem tais espaços, dificultando a adoção de práticas de ensino associadas a esses ambientes. Assim, o presente projeto objetivou propor a construção de uma minicoleção biológica mista (zoológica e botânica) em uma escola do município de Bragança, com o objetivo de estimular o pensamento crítico e o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências. Para isso, o projeto foi desenvolvido em uma turma de 9º ano da E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira. Durante o período de junho a novembro de 2023, foram realizadas atividades, como: discussão sobre a importância das coleções didático-científicas, métodos de preparo para preservação, coletas de campo, montagem de exsicatas e materiais zoológicos em meio líquido, e exposição dos materiais produzidos para coleção. Os resultados mostraram uma grande aceitação por parte dos alunos, cerca de mais de 90% da turma participou ativamente das atividades. Entre os materiais coletados, observou-se a predominância de pequenos invertebrados (insetos, moluscos e aracnídeos) e flores, principalmente de espécies ornamentais. Além disso, foi perceptível, por meio da avaliação de falas dos alunos, que eles reconheciam a importância ecológica dos organismos coletados. Por meio destes resultados, inferimos que a construção de coleções biológicas em escolas permite aos alunos desenvolverem novas percepções, aumentando o interesse e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo para aprendizagem de Ciências. Dessa forma, as coleções constituem-se como elementos motivadores e promotores de aprendizagem no ensino, permitindo aos alunos uma maior percepção da biodiversidade, além de estimularem e facilitarem o aprendizado em temáticas associadas às coleções biológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8993_TB1798_24102025202318.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA HENRIQUES GOMES" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackeline.gomes@braganca.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }