Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125643
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1798
    "inscrito_id" => 8993
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "As coleções biológicas são constituídas por um conjunto de exemplares preservados de espécimes e têm como principal finalidade contribuir para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ambiente escolar, diversos estudos mostram que as coleções desempenham um papel importante na compreensão de temas como conservação e educação ambiental, zoologia e botânica. Contudo, poucas escolas possuem tais espaços, dificultando a adoção de práticas de ensino associadas a esses ambientes. Assim, o presente projeto objetivou propor a construção de uma minicoleção biológica mista (zoológica e botânica) em uma escola do município de Bragança, com o objetivo de estimular o pensamento crítico e o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências. Para isso, o projeto foi desenvolvido em uma turma de 9º ano da E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira. Durante o período de junho a novembro de 2023, foram realizadas atividades, como: discussão sobre a importância das coleções didático-científicas, métodos de preparo para preservação, coletas de campo, montagem de exsicatas e materiais zoológicos em meio líquido, e exposição dos materiais produzidos para coleção. Os resultados mostraram uma grande aceitação por parte dos alunos, cerca de mais de 90% da turma participou ativamente das atividades. Entre os materiais coletados, observou-se a predominância de pequenos invertebrados (insetos, moluscos e aracnídeos) e flores, principalmente de espécies ornamentais. Além disso, foi perceptível, por meio da avaliação de falas dos alunos, que eles reconheciam a importância ecológica dos organismos coletados. Por meio destes resultados, inferimos que a construção de coleções biológicas em escolas permite aos alunos desenvolverem novas percepções, aumentando o interesse e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo para aprendizagem de Ciências. Dessa forma, as coleções constituem-se como elementos motivadores e promotores de aprendizagem no ensino, permitindo aos alunos uma maior percepção da biodiversidade, além de estimularem e facilitarem o aprendizado em temáticas associadas às coleções biológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8993_TB1798_24102025202318.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA HENRIQUES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackeline.gomes@braganca.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125643
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1798
    "inscrito_id" => 8993
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "As coleções biológicas são constituídas por um conjunto de exemplares preservados de espécimes e têm como principal finalidade contribuir para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ambiente escolar, diversos estudos mostram que as coleções desempenham um papel importante na compreensão de temas como conservação e educação ambiental, zoologia e botânica. Contudo, poucas escolas possuem tais espaços, dificultando a adoção de práticas de ensino associadas a esses ambientes. Assim, o presente projeto objetivou propor a construção de uma minicoleção biológica mista (zoológica e botânica) em uma escola do município de Bragança, com o objetivo de estimular o pensamento crítico e o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências. Para isso, o projeto foi desenvolvido em uma turma de 9º ano da E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira. Durante o período de junho a novembro de 2023, foram realizadas atividades, como: discussão sobre a importância das coleções didático-científicas, métodos de preparo para preservação, coletas de campo, montagem de exsicatas e materiais zoológicos em meio líquido, e exposição dos materiais produzidos para coleção. Os resultados mostraram uma grande aceitação por parte dos alunos, cerca de mais de 90% da turma participou ativamente das atividades. Entre os materiais coletados, observou-se a predominância de pequenos invertebrados (insetos, moluscos e aracnídeos) e flores, principalmente de espécies ornamentais. Além disso, foi perceptível, por meio da avaliação de falas dos alunos, que eles reconheciam a importância ecológica dos organismos coletados. Por meio destes resultados, inferimos que a construção de coleções biológicas em escolas permite aos alunos desenvolverem novas percepções, aumentando o interesse e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo para aprendizagem de Ciências. Dessa forma, as coleções constituem-se como elementos motivadores e promotores de aprendizagem no ensino, permitindo aos alunos uma maior percepção da biodiversidade, além de estimularem e facilitarem o aprendizado em temáticas associadas às coleções biológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8993_TB1798_24102025202318.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA HENRIQUES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackeline.gomes@braganca.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As coleções biológicas são constituídas por um conjunto de exemplares preservados de espécimes e têm como principal finalidade contribuir para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No ambiente escolar, diversos estudos mostram que as coleções desempenham um papel importante na compreensão de temas como conservação e educação ambiental, zoologia e botânica. Contudo, poucas escolas possuem tais espaços, dificultando a adoção de práticas de ensino associadas a esses ambientes. Assim, o presente projeto objetivou propor a construção de uma minicoleção biológica mista (zoológica e botânica) em uma escola do município de Bragança, com o objetivo de estimular o pensamento crítico e o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências. Para isso, o projeto foi desenvolvido em uma turma de 9º ano da E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira. Durante o período de junho a novembro de 2023, foram realizadas atividades, como: discussão sobre a importância das coleções didático-científicas, métodos de preparo para preservação, coletas de campo, montagem de exsicatas e materiais zoológicos em meio líquido, e exposição dos materiais produzidos para coleção. Os resultados mostraram uma grande aceitação por parte dos alunos, cerca de mais de 90% da turma participou ativamente das atividades. Entre os materiais coletados, observou-se a predominância de pequenos invertebrados (insetos, moluscos e aracnídeos) e flores, principalmente de espécies ornamentais. Além disso, foi perceptível, por meio da avaliação de falas dos alunos, que eles reconheciam a importância ecológica dos organismos coletados. Por meio destes resultados, inferimos que a construção de coleções biológicas em escolas permite aos alunos desenvolverem novas percepções, aumentando o interesse e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo para aprendizagem de Ciências. Dessa forma, as coleções constituem-se como elementos motivadores e promotores de aprendizagem no ensino, permitindo aos alunos uma maior percepção da biodiversidade, além de estimularem e facilitarem o aprendizado em temáticas associadas às coleções biológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.