UNIDADE DIDÁTICA DE MULTIPLICAÇÃO: A MATEMÁTICA SOB UMA ÓTICA HISTÓRICA, DIALÓGICA E INVESTIGATIVA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125522 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1553 "inscrito_id" => 5754 "titulo" => "UNIDADE DIDÁTICA DE MULTIPLICAÇÃO: A MATEMÁTICA SOB UMA ÓTICA HISTÓRICA, DIALÓGICA E INVESTIGATIVA." "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma unidade didática, composta por 14 encontros de 50 minutos cada, desenvolvida entre os dias 10 de fevereiro de 2025 a 10 de março de 2025 em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais com 35 discentes, turno matutino, abordando o tema “multiplicação”. O objetivo principal foi construir, aplicar e analisar os resultados do trabalho, que teve como perspectiva construir momentos dialógicos, contextualizados, práticos e investigativos, levando em consideração as Tendências em Educação Matemática (Silva, 2015) de História da Matemática (Garnica; Souza, 2012) e Investigação Matemática (Ponte, 2005), para a realização de um processo de ensino e de aprendizagem dinâmico e significativo. Nele, foram realizadas 4 atividades investigativas e práticas, em grupos de 4 alunos, tendo em vista o contexto histórico do método da multiplicação chinesa e de gelosia. Ademais, os dados gerados, como gráficos, tabelas, escritas objetivas e reflexivas, foram interpretados a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Diante de tal quadro, pudemos verificar que o uso das Tendências em Educação Matemática relatadas foram primordiais, pois conseguimos construir com os discentes momentos significativos. A participação dos estudantes durante o processo foi bastante ativa e percebemos uma melhora relevante no processo de aprendizagem de multiplicação, já que os estudantes foram convidados a agirem como matemáticos, ao efetuarem hipóteses, provas e apresentação e discussão de resultados com os professores e os seus colegas de classe. Em suma, a unidade didática construída permitiu ampliar os “horizontes” e as perspectivas dos discentes, com a apresentação de métodos de multiplicação de outras culturas e sociedades envoltas em situações-problema, permitindo uma estruturação eficiente de aprendizagens de modo ativo e reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5754_TB1553_30102025213948.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO DE SOUZA TEIXEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ROBERTO" "autor_email" => "robertodesouza16092109@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125522 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1553 "inscrito_id" => 5754 "titulo" => "UNIDADE DIDÁTICA DE MULTIPLICAÇÃO: A MATEMÁTICA SOB UMA ÓTICA HISTÓRICA, DIALÓGICA E INVESTIGATIVA." "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma unidade didática, composta por 14 encontros de 50 minutos cada, desenvolvida entre os dias 10 de fevereiro de 2025 a 10 de março de 2025 em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais com 35 discentes, turno matutino, abordando o tema “multiplicação”. O objetivo principal foi construir, aplicar e analisar os resultados do trabalho, que teve como perspectiva construir momentos dialógicos, contextualizados, práticos e investigativos, levando em consideração as Tendências em Educação Matemática (Silva, 2015) de História da Matemática (Garnica; Souza, 2012) e Investigação Matemática (Ponte, 2005), para a realização de um processo de ensino e de aprendizagem dinâmico e significativo. Nele, foram realizadas 4 atividades investigativas e práticas, em grupos de 4 alunos, tendo em vista o contexto histórico do método da multiplicação chinesa e de gelosia. Ademais, os dados gerados, como gráficos, tabelas, escritas objetivas e reflexivas, foram interpretados a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Diante de tal quadro, pudemos verificar que o uso das Tendências em Educação Matemática relatadas foram primordiais, pois conseguimos construir com os discentes momentos significativos. A participação dos estudantes durante o processo foi bastante ativa e percebemos uma melhora relevante no processo de aprendizagem de multiplicação, já que os estudantes foram convidados a agirem como matemáticos, ao efetuarem hipóteses, provas e apresentação e discussão de resultados com os professores e os seus colegas de classe. Em suma, a unidade didática construída permitiu ampliar os “horizontes” e as perspectivas dos discentes, com a apresentação de métodos de multiplicação de outras culturas e sociedades envoltas em situações-problema, permitindo uma estruturação eficiente de aprendizagens de modo ativo e reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5754_TB1553_30102025213948.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO DE SOUZA TEIXEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ROBERTO" "autor_email" => "robertodesouza16092109@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }