Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS COM OS PÉS NA INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125684
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1880
    "inscrito_id" => 8712
    "titulo" => "JOGOS COM OS PÉS NA INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A implementação de jogos com os pés na infância é essencial para o desenvolvimento motor e social das crianças. Nesse contexto, dentro do componente obrigatório “Atividades Curriculares de Extensão 3” (ACE 3) no curso de Licenciatura em Educação Física, foi realizada uma intervenção com alunos do ensino fundamental de uma escola municipal de Maceió, Alagoas. O objetivo foi proporcionar uma vivência lúdica e educativa, introduzindo fundamentos básicos dos jogos com os pés por meio de atividades recreativas. A metodologia envolveu um planejamento considerando a faixa etária e os objetos de conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular. As atividades, elaboradas com base na metodologia construtivista, foram organizadas de forma progressiva, iniciando com o desenvolvimento da precisão e controle da bola, passando por desafios de equilíbrio e coordenação, até chegar a dinâmicas que incentivam a cooperação e estratégia. Foram aplicadas brincadeiras como chutar e reorganizar cones, conduzir a bola com desafios, memorizar sinais enquanto a movimentavam e trabalhar em equipe. A experiência demonstrou a importância de um ensino estruturado e lúdico, proporcionando o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças de formação inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8712_TB1880_28102025200424.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELLA AMORIM DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELLA"
    "autor_email" => "pamella.oliveira@ctec.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125684
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1880
    "inscrito_id" => 8712
    "titulo" => "JOGOS COM OS PÉS NA INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "A implementação de jogos com os pés na infância é essencial para o desenvolvimento motor e social das crianças. Nesse contexto, dentro do componente obrigatório “Atividades Curriculares de Extensão 3” (ACE 3) no curso de Licenciatura em Educação Física, foi realizada uma intervenção com alunos do ensino fundamental de uma escola municipal de Maceió, Alagoas. O objetivo foi proporcionar uma vivência lúdica e educativa, introduzindo fundamentos básicos dos jogos com os pés por meio de atividades recreativas. A metodologia envolveu um planejamento considerando a faixa etária e os objetos de conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular. As atividades, elaboradas com base na metodologia construtivista, foram organizadas de forma progressiva, iniciando com o desenvolvimento da precisão e controle da bola, passando por desafios de equilíbrio e coordenação, até chegar a dinâmicas que incentivam a cooperação e estratégia. Foram aplicadas brincadeiras como chutar e reorganizar cones, conduzir a bola com desafios, memorizar sinais enquanto a movimentavam e trabalhar em equipe. A experiência demonstrou a importância de um ensino estruturado e lúdico, proporcionando o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças de formação inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8712_TB1880_28102025200424.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÂMELLA AMORIM DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PÂMELLA"
    "autor_email" => "pamella.oliveira@ctec.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A implementação de jogos com os pés na infância é essencial para o desenvolvimento motor e social das crianças. Nesse contexto, dentro do componente obrigatório “Atividades Curriculares de Extensão 3” (ACE 3) no curso de Licenciatura em Educação Física, foi realizada uma intervenção com alunos do ensino fundamental de uma escola municipal de Maceió, Alagoas. O objetivo foi proporcionar uma vivência lúdica e educativa, introduzindo fundamentos básicos dos jogos com os pés por meio de atividades recreativas. A metodologia envolveu um planejamento considerando a faixa etária e os objetos de conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular. As atividades, elaboradas com base na metodologia construtivista, foram organizadas de forma progressiva, iniciando com o desenvolvimento da precisão e controle da bola, passando por desafios de equilíbrio e coordenação, até chegar a dinâmicas que incentivam a cooperação e estratégia. Foram aplicadas brincadeiras como chutar e reorganizar cones, conduzir a bola com desafios, memorizar sinais enquanto a movimentavam e trabalhar em equipe. A experiência demonstrou a importância de um ensino estruturado e lúdico, proporcionando o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças de formação inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.