Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA AVALIAÇÃO DAS CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS EM TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo, um gênero específico que vai além do conceito tradicional de dissertação, restrito ao ambiente escolar, cuja construção depende de estratégias coesivas, como o uso de conjunções, uma vez que essa habilidade é avaliada na competência IV. Sob esse viés, este artigo analisa o uso de conjunções adversativas em redações dissertativo-argumentativas de alunos do ensino médio, destacando sua importância para a coesão e o sequenciamento textual. A fundamentação teórica respalda-se em em autores como: Bezerra e Reinaldo (2020), que discutem a relação entre a Análise Linguística (doravante AL) e a prática de escrita; Koch (2017), focando nos aspectos fundamentais da construção de textos; Sautchuk (2004), que aborda práticas morfossintáticas, e Rocha Lima (2012), que fornece uma perspectiva sobre a gramática do texto, com ênfase no uso de conjunções adversativas, entre outros. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, examinando 30 redações produzidas em oficinas voltadas ao ENEM no campus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os resultados mostram que o repertório de conjunções adversativas dos alunos é limitado e frequentemente inadequado, embora alguns casos demonstrem uso eficaz, promovendo coesão e clareza. Conclui-se que o ensino funcional das conjunções é essencial para aprimorar a escrita dos estudantes, especialmente em exames como o ENEM.

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