Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APAIXONADOS POR LEITURA – UMA FERRAMENTA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACÃO E PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124854
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 859
    "titulo" => "APAIXONADOS POR LEITURA – UMA FERRAMENTA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACÃO E PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta os resultados do Projeto Apaixonados por Leitura desenvolvolvido na Escola Municipal Professora Maria Luíza de Aquino, no Munícipio de Alagoa Nova, PB. O hábito da leitura na escola promove um ambiente inclusivo e acolhedor, proporcionando ferramentas essenciais para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social das crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade O projeto Apaixonados por Leitura busca desenvolver o hábito da leitura diária, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, ampliando seu repertório cultural e incentivando o gosto pelo conhecimento. As atividades incluíram a organização de espaços de leitura na sala de aula, leituras diárias individuais e coletivas, criação de cadernos de registro, rodas de leitura e a composição de uma música tema. O referencial teórico-metodológico adota a abordagem de Paulo freire sobre educação inclusiva e de qualidade e as concepções de leitura de Ângela Kleiman. A avaliação contínua demonstrou um aumento do interesse dos alunos pela leitura, com mais de 200 leituras realizadas. A interação em rodas de leitura e o uso de diários evidenciaram progressos no engajamento, na compreensão literária e no desenvolvimento integral dos estudantes. O trabalho contribui para os ODS 4 (educação de qualidade) e 10 (redução das desigualdades), destacando-se como uma iniciativa transformadora ao promover equidade educacional e acesso universal à literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID859_TB195_30102025201039.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉLIDA VILLANE FERREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ÉLIDA"
    "autor_email" => "elidavillane198@outlook.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124854
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 859
    "titulo" => "APAIXONADOS POR LEITURA – UMA FERRAMENTA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACÃO E PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta os resultados do Projeto Apaixonados por Leitura desenvolvolvido na Escola Municipal Professora Maria Luíza de Aquino, no Munícipio de Alagoa Nova, PB. O hábito da leitura na escola promove um ambiente inclusivo e acolhedor, proporcionando ferramentas essenciais para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social das crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade O projeto Apaixonados por Leitura busca desenvolver o hábito da leitura diária, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, ampliando seu repertório cultural e incentivando o gosto pelo conhecimento. As atividades incluíram a organização de espaços de leitura na sala de aula, leituras diárias individuais e coletivas, criação de cadernos de registro, rodas de leitura e a composição de uma música tema. O referencial teórico-metodológico adota a abordagem de Paulo freire sobre educação inclusiva e de qualidade e as concepções de leitura de Ângela Kleiman. A avaliação contínua demonstrou um aumento do interesse dos alunos pela leitura, com mais de 200 leituras realizadas. A interação em rodas de leitura e o uso de diários evidenciaram progressos no engajamento, na compreensão literária e no desenvolvimento integral dos estudantes. O trabalho contribui para os ODS 4 (educação de qualidade) e 10 (redução das desigualdades), destacando-se como uma iniciativa transformadora ao promover equidade educacional e acesso universal à literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID859_TB195_30102025201039.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉLIDA VILLANE FERREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ÉLIDA"
    "autor_email" => "elidavillane198@outlook.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse trabalho apresenta os resultados do Projeto Apaixonados por Leitura desenvolvolvido na Escola Municipal Professora Maria Luíza de Aquino, no Munícipio de Alagoa Nova, PB. O hábito da leitura na escola promove um ambiente inclusivo e acolhedor, proporcionando ferramentas essenciais para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social das crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade O projeto Apaixonados por Leitura busca desenvolver o hábito da leitura diária, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, ampliando seu repertório cultural e incentivando o gosto pelo conhecimento. As atividades incluíram a organização de espaços de leitura na sala de aula, leituras diárias individuais e coletivas, criação de cadernos de registro, rodas de leitura e a composição de uma música tema. O referencial teórico-metodológico adota a abordagem de Paulo freire sobre educação inclusiva e de qualidade e as concepções de leitura de Ângela Kleiman. A avaliação contínua demonstrou um aumento do interesse dos alunos pela leitura, com mais de 200 leituras realizadas. A interação em rodas de leitura e o uso de diários evidenciaram progressos no engajamento, na compreensão literária e no desenvolvimento integral dos estudantes. O trabalho contribui para os ODS 4 (educação de qualidade) e 10 (redução das desigualdades), destacando-se como uma iniciativa transformadora ao promover equidade educacional e acesso universal à literatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.