ESPAÇO E TEMPO EM MACEIÓ: A FOTOGRAFIA COMO PONTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE URBANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125429 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 3803 "titulo" => "ESPAÇO E TEMPO EM MACEIÓ: A FOTOGRAFIA COMO PONTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE URBANO" "resumo" => "O estudo, realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) com alunos do 2° ano do ensino médio, teve como objetivo principal desenvolver a capacidade de análise espacial e crítica dos estudantes, utilizando fotografias históricas e atuais para comparar as transformações urbanas ao longo do tempo. A metodologia adotada foi qualitativa, com uma abordagem exploratória de campo, baseada em um estudo de caso que analisou cinco locais históricos do Centro de Maceió, como a Catedral Metropolitana, a Assembleia Legislativa e o Museu Palácio Floriano Peixoto. A pesquisa incluiu análise documental e visitas técnicas, permitindo uma imersão prática no contexto urbano estudado. Um dos referenciais teóricos foi embasado nas ideias de Milton Santos, que conceitua a paisagem como um “palimpsesto”, no qual as marcas do passado permanecem visíveis, mesmo diante das transformações urbanas. Os resultados demonstraram que a fotografia, como recurso didático, facilita a compreensão das mudanças urbanas, estimulando nos alunos uma análise crítica do espaço geográfico e das dinâmicas sociais que modelam a cidade. As visitas técnicas enriqueceram o aprendizado, integrando teoria e prática, e destacaram a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural. O estudo conclui que a fotografia é uma ferramenta essencial para o ensino da Geografia Urbana, promovendo uma visão crítica e reflexiva sobre o desenvolvimento e o planejamento das cidades, além de incentivar a valorização da memória urbana e a conscientização sobre os impactos das transformações espaciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3803_TB1341_30102025092023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉZIA DE ARAÚJO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Kézia Araújo" "autor_email" => "kezia.ribeiro@igdema.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125429 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1341 "inscrito_id" => 3803 "titulo" => "ESPAÇO E TEMPO EM MACEIÓ: A FOTOGRAFIA COMO PONTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE URBANO" "resumo" => "O estudo, realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) com alunos do 2° ano do ensino médio, teve como objetivo principal desenvolver a capacidade de análise espacial e crítica dos estudantes, utilizando fotografias históricas e atuais para comparar as transformações urbanas ao longo do tempo. A metodologia adotada foi qualitativa, com uma abordagem exploratória de campo, baseada em um estudo de caso que analisou cinco locais históricos do Centro de Maceió, como a Catedral Metropolitana, a Assembleia Legislativa e o Museu Palácio Floriano Peixoto. A pesquisa incluiu análise documental e visitas técnicas, permitindo uma imersão prática no contexto urbano estudado. Um dos referenciais teóricos foi embasado nas ideias de Milton Santos, que conceitua a paisagem como um “palimpsesto”, no qual as marcas do passado permanecem visíveis, mesmo diante das transformações urbanas. Os resultados demonstraram que a fotografia, como recurso didático, facilita a compreensão das mudanças urbanas, estimulando nos alunos uma análise crítica do espaço geográfico e das dinâmicas sociais que modelam a cidade. As visitas técnicas enriqueceram o aprendizado, integrando teoria e prática, e destacaram a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural. O estudo conclui que a fotografia é uma ferramenta essencial para o ensino da Geografia Urbana, promovendo uma visão crítica e reflexiva sobre o desenvolvimento e o planejamento das cidades, além de incentivar a valorização da memória urbana e a conscientização sobre os impactos das transformações espaciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3803_TB1341_30102025092023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉZIA DE ARAÚJO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Kézia Araújo" "autor_email" => "kezia.ribeiro@igdema.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }