Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO 60+: ENVELHECIMENTO E PERSPECTIVAS DE INFOINCLUSÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125404
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1276
    "inscrito_id" => 1177
    "titulo" => "EDUCAÇÃO 60+: ENVELHECIMENTO E PERSPECTIVAS DE INFOINCLUSÃO"
    "resumo" => "O avanço de novas tecnologias otimizou a vida de todo mundo, inclusive de pessoas da terceira idade. A facilidade em se comunicar, acessar conteúdos e até realizar uma transação bancária tem feito parte da rotina desse público também. Contudo, esse contexto traz também a vulnerabilidade os tornando alvos principais de golpes pela Internet que surgem de diversas formas. Neste sentido, este artigo se refere a um relato de experiência de projeto desenvolvido em parceria com os alunos da EEMTI de Campos Sales a fim de possibilitar aos idosos da nossa comunidade o conhecimento prático sobre como agir diante das ameaças constantes nas redes sociais e tentativas de ataques golpistas. Assim, desenvolvemos um trabalho interventivo de abordagem qualitativa com cerca de 60 idosos pertencentes às comunidades onde vivem os alunos da referida instituição, sobre o uso dos aplicativos da internet em aparelhos celulares. A partir de dados obtidos foram planejadas e mediadas oficinas sobre uso produtivo de mídias sociais que foram desenvolvidas com um grupo de idosos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tais como: rodas de conversa, tutorias de uso de aplicativos, produção e postagem de vídeos etc. Optou-se por desenvolver em segundo momento, ações voltadas para conhecimento dos aspectos negativos das redes sociais, sobretudo no que se refere aos ataques e golpes voltados para o público da terceira idade. Assim, outras oficinas foram aplicadas em parceria com profissionais da área como: palestras, minicursos e jogos interativos. Assim, as ações realizadas possibilitaram uma série de benefícios aos idosos, como por exemplo, a contribuição para a inclusão social, mantendo-os atualizados e conectados com a realidade. A delimitação do aporte teórico deu-se a partir das contribuições bibliográficas de autores como Franco (2015), Passerino (2006) e Santos (2017) que abordam sobre a inserção do idoso no mundo digital."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1177_TB1276_30102025212557.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUBERILÂNDIA MARIA DE ALENCAR LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AUBERILÂNDIA"
    "autor_email" => "alberilandiamaria@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125404
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1276
    "inscrito_id" => 1177
    "titulo" => "EDUCAÇÃO 60+: ENVELHECIMENTO E PERSPECTIVAS DE INFOINCLUSÃO"
    "resumo" => "O avanço de novas tecnologias otimizou a vida de todo mundo, inclusive de pessoas da terceira idade. A facilidade em se comunicar, acessar conteúdos e até realizar uma transação bancária tem feito parte da rotina desse público também. Contudo, esse contexto traz também a vulnerabilidade os tornando alvos principais de golpes pela Internet que surgem de diversas formas. Neste sentido, este artigo se refere a um relato de experiência de projeto desenvolvido em parceria com os alunos da EEMTI de Campos Sales a fim de possibilitar aos idosos da nossa comunidade o conhecimento prático sobre como agir diante das ameaças constantes nas redes sociais e tentativas de ataques golpistas. Assim, desenvolvemos um trabalho interventivo de abordagem qualitativa com cerca de 60 idosos pertencentes às comunidades onde vivem os alunos da referida instituição, sobre o uso dos aplicativos da internet em aparelhos celulares. A partir de dados obtidos foram planejadas e mediadas oficinas sobre uso produtivo de mídias sociais que foram desenvolvidas com um grupo de idosos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tais como: rodas de conversa, tutorias de uso de aplicativos, produção e postagem de vídeos etc. Optou-se por desenvolver em segundo momento, ações voltadas para conhecimento dos aspectos negativos das redes sociais, sobretudo no que se refere aos ataques e golpes voltados para o público da terceira idade. Assim, outras oficinas foram aplicadas em parceria com profissionais da área como: palestras, minicursos e jogos interativos. Assim, as ações realizadas possibilitaram uma série de benefícios aos idosos, como por exemplo, a contribuição para a inclusão social, mantendo-os atualizados e conectados com a realidade. A delimitação do aporte teórico deu-se a partir das contribuições bibliográficas de autores como Franco (2015), Passerino (2006) e Santos (2017) que abordam sobre a inserção do idoso no mundo digital."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1177_TB1276_30102025212557.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUBERILÂNDIA MARIA DE ALENCAR LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AUBERILÂNDIA"
    "autor_email" => "alberilandiamaria@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O avanço de novas tecnologias otimizou a vida de todo mundo, inclusive de pessoas da terceira idade. A facilidade em se comunicar, acessar conteúdos e até realizar uma transação bancária tem feito parte da rotina desse público também. Contudo, esse contexto traz também a vulnerabilidade os tornando alvos principais de golpes pela Internet que surgem de diversas formas. Neste sentido, este artigo se refere a um relato de experiência de projeto desenvolvido em parceria com os alunos da EEMTI de Campos Sales a fim de possibilitar aos idosos da nossa comunidade o conhecimento prático sobre como agir diante das ameaças constantes nas redes sociais e tentativas de ataques golpistas. Assim, desenvolvemos um trabalho interventivo de abordagem qualitativa com cerca de 60 idosos pertencentes às comunidades onde vivem os alunos da referida instituição, sobre o uso dos aplicativos da internet em aparelhos celulares. A partir de dados obtidos foram planejadas e mediadas oficinas sobre uso produtivo de mídias sociais que foram desenvolvidas com um grupo de idosos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tais como: rodas de conversa, tutorias de uso de aplicativos, produção e postagem de vídeos etc. Optou-se por desenvolver em segundo momento, ações voltadas para conhecimento dos aspectos negativos das redes sociais, sobretudo no que se refere aos ataques e golpes voltados para o público da terceira idade. Assim, outras oficinas foram aplicadas em parceria com profissionais da área como: palestras, minicursos e jogos interativos. Assim, as ações realizadas possibilitaram uma série de benefícios aos idosos, como por exemplo, a contribuição para a inclusão social, mantendo-os atualizados e conectados com a realidade. A delimitação do aporte teórico deu-se a partir das contribuições bibliográficas de autores como Franco (2015), Passerino (2006) e Santos (2017) que abordam sobre a inserção do idoso no mundo digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.