Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O MUNDO SEM SAIR DA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o desenvolvimento da Realidade Virtual (RV) proporcionam novas possibilidades para o ensino de Geografia, especialmente na abordagem de conteúdos relacionados a cartografia escolar. Esta pesquisa busca investigar a integração da RV no ensino de Geografia, com foco na sua aplicabilidade para o desenvolvimento de habilidades espaciais e culturais entre alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Imperatriz-MA. A pesquisa apresenta uma proposta para o uso da RV como ferramenta didática inovadora, permitindo que estudantes explorem ambientes geográficos imersivos, facilitando a compreensão de fenômenos espaciais e promovendo maior engajamento nas aulas, alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em particular a ODS 4 (Educação e Qualidade). Metodologicamente, este estudo tem uma abordagem qualitativa e caráter exploratório, fundamentando-se em revisão bibliográfica sobre o impacto das TDICs e em relatos de experiências da aplicação da RV no ensino de cartografia, na interpretação de paisagens e representação gráfica e espacial de questões ambientais e sociais. Os resultados indicam que a aplicação da realidade virtual no ensino de Geografia favorece a aprendizagem proporcionando experiências interativas e acessíveis. Recursos como o Google Earth VR e simuladores de ambientes imersivos demonstram sua capacidade de ampliar a compreensão dos conceitos espaciais e fortalecer a relação dos alunos com o conhecimento geográfico, entretanto, foram identificados desafios como a carência de infraestrutura tecnológica, a resistência de alguns docentes e a desigualdade no acesso a essas ferramentas. Conclui-se que a realidade virtual contribui para o conhecimento geográfico, aprimorando as habilidades de representação gráfica e espacial, além de possibilitar a transformação do ensino através da aprendizagem imersiva e eficaz.

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