OFICINA DE LIBRAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CASTAINHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125392 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1249 "inscrito_id" => 5151 "titulo" => "OFICINA DE LIBRAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CASTAINHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "OBJETIVO: relatar experiência adquirida através de uma oficina em Língua brasileira de sinais - LIBRAS em uma escola localizada no Quilombo, município de Garanhuns, Estado de Pernambuco. Oficina intitulada por: OFICINA DE LIBRAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CASTAINHO. A ação incentivou a docente e a estudante a adquirir novos hábitos de estudos e habilidades a respeito da Libras para se relacionar com a pessoa surda, tendo a oportunidade de traçar estratégias de interação e inclusão, colocando em movimento os conhecimentos teóricos e práticos. METODOLOGIA: trata-se de um estudo de natureza descritiva, do tipo relato de experiência, proveniente da vivência de uma professora/ intérprete de Libras dentro do espaço escolar da educação de jovens e adultos - EJA Quilombola. A oficina foi realizada no pátio escolar no período destinado da SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, programa ofertado pela Rede Estadual de Pernambuco, todos os anos do mês de agosto. RESULTADOS: os resultados obtidos na oficina foram bastante positivos, devido à sua proposta de conteúdos envolvendo a coletividade de toda comunidade escolar, sendo possível a socialização e a troca de conhecimentos acerca da língua. Para professora/ intérprete de Libras, essa ação proporcionou compartilhar seus saberes e aprender com a interação e singularidade da escola, revisando pontos importantes da cultura, língua e identidade surda, assim, foi possível construir novas experiências para o EJA quilombola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5151_TB1249_16102025211652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA OLIVEIRA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "BRUNNA" "autor_email" => "brunna.ovasconcelos@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125392 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1249 "inscrito_id" => 5151 "titulo" => "OFICINA DE LIBRAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CASTAINHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "OBJETIVO: relatar experiência adquirida através de uma oficina em Língua brasileira de sinais - LIBRAS em uma escola localizada no Quilombo, município de Garanhuns, Estado de Pernambuco. Oficina intitulada por: OFICINA DE LIBRAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CASTAINHO. A ação incentivou a docente e a estudante a adquirir novos hábitos de estudos e habilidades a respeito da Libras para se relacionar com a pessoa surda, tendo a oportunidade de traçar estratégias de interação e inclusão, colocando em movimento os conhecimentos teóricos e práticos. METODOLOGIA: trata-se de um estudo de natureza descritiva, do tipo relato de experiência, proveniente da vivência de uma professora/ intérprete de Libras dentro do espaço escolar da educação de jovens e adultos - EJA Quilombola. A oficina foi realizada no pátio escolar no período destinado da SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, programa ofertado pela Rede Estadual de Pernambuco, todos os anos do mês de agosto. RESULTADOS: os resultados obtidos na oficina foram bastante positivos, devido à sua proposta de conteúdos envolvendo a coletividade de toda comunidade escolar, sendo possível a socialização e a troca de conhecimentos acerca da língua. Para professora/ intérprete de Libras, essa ação proporcionou compartilhar seus saberes e aprender com a interação e singularidade da escola, revisando pontos importantes da cultura, língua e identidade surda, assim, foi possível construir novas experiências para o EJA quilombola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5151_TB1249_16102025211652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA OLIVEIRA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "BRUNNA" "autor_email" => "brunna.ovasconcelos@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }