PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDANTES E FUTUROS PROFESSORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126118 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2765 "inscrito_id" => 3775 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDANTES E FUTUROS PROFESSORES" "resumo" => "Este resumo explora experiências formativas vivenciadas por 8 professores estagiários do 1º ano do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Com objetivo de identificar influências que as práticas pedagógicas dos professores estagiários exerceram sobre o processo de ensino-aprendizagem dos 18 sócios-mirins sobre sustentabilidade como eixo temático integrador e investigador. As práticas desenvolvidas abordaram tópicos cruciais como a estrutura da célula vegetal, os princípios dos R’s da sustentabilidade e a utilização do caroço de açaí como material sustentável. A fundamentação teórica da pesquisa ancora-se nos estudos de Carvalho e Nunes e Gonçalves sobre investigação, Fraiha-Martins sobre letramento científico e Gonçalves e Nunes sobre ambiente colaborativo. Este trabalho, de natureza qualitativa, aprofunda-se nos aspectos subjetivos das experiências dos participantes. A construção e análise de dados dos diários de bordos, imagens e desenho dos alunos, foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), uma metodologia que transita entre análise de conteúdo e do discurso para construir novas compreensões. Os resultados revelaram que as atividades práticas realizadas durante a pesquisa contribuíram significativamente para a expansão e aprofundamento de conhecimentos, como preservação ambiental, destacando a relevância de abordar a Educação Ambiental de forma integrada ao ensino científico nos anos iniciais do ensino fundamental. A prática investigativa, o trabalho em grupo e o letramento promove o desenvolvimento do pensamento crítico, da responsabilidade social e de uma consciência ambiental sustentável nas crianças e nos professores proporciona desenvolvimento profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3775_TB2765_03112025094645.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIQUE BALTAZAR DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "KAIQUE" "autor_email" => "ryry.daddy12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126118 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2765 "inscrito_id" => 3775 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDANTES E FUTUROS PROFESSORES" "resumo" => "Este resumo explora experiências formativas vivenciadas por 8 professores estagiários do 1º ano do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Com objetivo de identificar influências que as práticas pedagógicas dos professores estagiários exerceram sobre o processo de ensino-aprendizagem dos 18 sócios-mirins sobre sustentabilidade como eixo temático integrador e investigador. As práticas desenvolvidas abordaram tópicos cruciais como a estrutura da célula vegetal, os princípios dos R’s da sustentabilidade e a utilização do caroço de açaí como material sustentável. A fundamentação teórica da pesquisa ancora-se nos estudos de Carvalho e Nunes e Gonçalves sobre investigação, Fraiha-Martins sobre letramento científico e Gonçalves e Nunes sobre ambiente colaborativo. Este trabalho, de natureza qualitativa, aprofunda-se nos aspectos subjetivos das experiências dos participantes. A construção e análise de dados dos diários de bordos, imagens e desenho dos alunos, foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), uma metodologia que transita entre análise de conteúdo e do discurso para construir novas compreensões. Os resultados revelaram que as atividades práticas realizadas durante a pesquisa contribuíram significativamente para a expansão e aprofundamento de conhecimentos, como preservação ambiental, destacando a relevância de abordar a Educação Ambiental de forma integrada ao ensino científico nos anos iniciais do ensino fundamental. A prática investigativa, o trabalho em grupo e o letramento promove o desenvolvimento do pensamento crítico, da responsabilidade social e de uma consciência ambiental sustentável nas crianças e nos professores proporciona desenvolvimento profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3775_TB2765_03112025094645.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIQUE BALTAZAR DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "KAIQUE" "autor_email" => "ryry.daddy12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }