EXAME E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: OUVINDO QUEM NEM SEMPRE É OUVIDO E NUNCA ESCUTADO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125384 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1236 "inscrito_id" => 2726 "titulo" => "EXAME E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: OUVINDO QUEM NEM SEMPRE É OUVIDO E NUNCA ESCUTADO" "resumo" => "Qual representação mental perpassa a acepção dos estudantes sobre provas/avaliações? Quais implicações psicológicas estão relacionadas nisso? O que os os alunos sugerem como mudança(s) necessárias nas provas/avaliações da aprendizagem escolar? O título “Exame e Avaliação da Aprendizagem Escolar: ouvindo quem sempre é ouvido e nunca escutado” é um convite a escolas e professores para ouvirem e escutarem o que os estudantes têm a dizer sobre a avaliação da aprendizagem, os impactos por eles sentidos e sugerirem melhorias. Em outras palavras, á trazer para o centro da discussão a necessidade de substituir no processo avaliativo a perspectiva única do professor, incluindo a do aluno. Nesse caso, o objeto de estudo é a percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Com isso, objetiva-se tornar a avaliação um ato pedagógico de construção da aprendizagem do aluno a partir de um processo dialogado entre mediadores (professores) e mediados (alunos). Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados um questionário e/ou uma roda de conversa com estudantes de uma turma do Ensino Médio Técnico na forma integrada do Instituto Federal do Amazonas. Os dados serão analisados com base na Análise de Conteúdo. Como base teórico-epistemológica pretende-se usar obras de autores como Cipriano Carlos Luckesi, Jussara Hoffmann, Heraldo Marelim Vianna, Edmar Henrique Rabelo, Arlette Dántola, dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2726_TB1236_29102025221833.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS BEZERRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIAS" "autor_email" => "elias.bezerra@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125384 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1236 "inscrito_id" => 2726 "titulo" => "EXAME E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: OUVINDO QUEM NEM SEMPRE É OUVIDO E NUNCA ESCUTADO" "resumo" => "Qual representação mental perpassa a acepção dos estudantes sobre provas/avaliações? Quais implicações psicológicas estão relacionadas nisso? O que os os alunos sugerem como mudança(s) necessárias nas provas/avaliações da aprendizagem escolar? O título “Exame e Avaliação da Aprendizagem Escolar: ouvindo quem sempre é ouvido e nunca escutado” é um convite a escolas e professores para ouvirem e escutarem o que os estudantes têm a dizer sobre a avaliação da aprendizagem, os impactos por eles sentidos e sugerirem melhorias. Em outras palavras, á trazer para o centro da discussão a necessidade de substituir no processo avaliativo a perspectiva única do professor, incluindo a do aluno. Nesse caso, o objeto de estudo é a percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Com isso, objetiva-se tornar a avaliação um ato pedagógico de construção da aprendizagem do aluno a partir de um processo dialogado entre mediadores (professores) e mediados (alunos). Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados um questionário e/ou uma roda de conversa com estudantes de uma turma do Ensino Médio Técnico na forma integrada do Instituto Federal do Amazonas. Os dados serão analisados com base na Análise de Conteúdo. Como base teórico-epistemológica pretende-se usar obras de autores como Cipriano Carlos Luckesi, Jussara Hoffmann, Heraldo Marelim Vianna, Edmar Henrique Rabelo, Arlette Dántola, dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2726_TB1236_29102025221833.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS BEZERRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIAS" "autor_email" => "elias.bezerra@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }