A UTILIZAÇÃO DE CARTILHAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA APLICADA A ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127093 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5133 "inscrito_id" => 11390 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CARTILHAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA APLICADA A ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A Residência Pedagógica é um programa da CAPES que proporciona aos discentes de nível superior um contato mais direto com a realidade escolar e com o desenvolvimento da prática docente. Foi nesse contexto que elaboramos este trabalho, com o propósito de inovar e programar uma prática didática no ensino de Física. A atividade teve como objetivo geral promover uma aprendizagem significativa sobre temas ambientais como o efeito estufa e a reciclagem do lixo junto aos alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola localizada no município de Coari, no estado do Amazonas. A metodologia adotada foi o relato de experiência com abordagens qualitativa. Inicialmente, os estudantes tiveram acesso a um QR Code que os direcionava a exemplos de cartilhas digitais já publicadas em uma conta no Instagram chamada @tudo_exato. Rapidamente, alguns alunos acessaram a plataforma e visualizaram o conteúdo. Em seguida, organizados em grupos, ficaram responsáveis por criar suas próprias cartilhas digitais abordando os temas propostos. Posteriormente, essas cartilhas foram publicadas no Instagram e, como parte da dinâmica, os grupos deveriam divulgá-las. A cartilha que obtivesse o maior número de curtidas seria a vencedora da atividade. Os resultados evidenciaram um grande interesse dos estudantes pelo uso de tecnologias em sala de aula, assim, atividade foi bem compreendida pela maioria, e, embora alguns alunos não possuíssem conta na plataforma, o trabalho em grupo possibilitou a participação de todos. As cartilhas digitais produzidas apresentaram qualidade e abordaram diversos tópicos, como formas de coleta de lixo, o efeito estufa e o aquecimento global. Diante disso, incentivamos que outros professores desenvolvam atividades semelhantes com seus alunos, uma vez que plataformas como o Instagram são amplamente utilizadas por milhões de brasileiros, especialmente pelos jovens, e oferecem uma grande variedade de conteúdos de entretenimento a informações educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11390_TB5133_27102025191612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMILSON MONTEIRO MIRANDA FILHO" "autor_nome_curto" => "AMILSON" "autor_email" => "amilson.miranda.sai@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127093 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5133 "inscrito_id" => 11390 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CARTILHAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA APLICADA A ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A Residência Pedagógica é um programa da CAPES que proporciona aos discentes de nível superior um contato mais direto com a realidade escolar e com o desenvolvimento da prática docente. Foi nesse contexto que elaboramos este trabalho, com o propósito de inovar e programar uma prática didática no ensino de Física. A atividade teve como objetivo geral promover uma aprendizagem significativa sobre temas ambientais como o efeito estufa e a reciclagem do lixo junto aos alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola localizada no município de Coari, no estado do Amazonas. A metodologia adotada foi o relato de experiência com abordagens qualitativa. Inicialmente, os estudantes tiveram acesso a um QR Code que os direcionava a exemplos de cartilhas digitais já publicadas em uma conta no Instagram chamada @tudo_exato. Rapidamente, alguns alunos acessaram a plataforma e visualizaram o conteúdo. Em seguida, organizados em grupos, ficaram responsáveis por criar suas próprias cartilhas digitais abordando os temas propostos. Posteriormente, essas cartilhas foram publicadas no Instagram e, como parte da dinâmica, os grupos deveriam divulgá-las. A cartilha que obtivesse o maior número de curtidas seria a vencedora da atividade. Os resultados evidenciaram um grande interesse dos estudantes pelo uso de tecnologias em sala de aula, assim, atividade foi bem compreendida pela maioria, e, embora alguns alunos não possuíssem conta na plataforma, o trabalho em grupo possibilitou a participação de todos. As cartilhas digitais produzidas apresentaram qualidade e abordaram diversos tópicos, como formas de coleta de lixo, o efeito estufa e o aquecimento global. Diante disso, incentivamos que outros professores desenvolvam atividades semelhantes com seus alunos, uma vez que plataformas como o Instagram são amplamente utilizadas por milhões de brasileiros, especialmente pelos jovens, e oferecem uma grande variedade de conteúdos de entretenimento a informações educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11390_TB5133_27102025191612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMILSON MONTEIRO MIRANDA FILHO" "autor_nome_curto" => "AMILSON" "autor_email" => "amilson.miranda.sai@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }