Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULHERES NA MATEMÁTICA: DESDOBRAMENTOS DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM FOLDER COMO RECURSO DIDÁTICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato versa sobre um trabalho desenvolvido na ECI Monsenhor Manuel Vieira, localizada no município de Patos, na Paraíba, no âmbito do subprojeto de Matemática do PIBID da UEPB/CAPES. Seguindo Souza (2007) e Passos e Novaes (2024), analisamos o impacto do uso de um folder como recurso didático para trabalhar a temática Mulheres na Matemática. A elaboração do folder ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2025 e foi dividida em quatro etapas: revisão da literatura sobre a temática, escolha do conteúdo e escrita dos textos, desenvolvimento de uma atividade de investigação e criação do folder no Canva. O folder foi utilizado em duas aulas: a primeira, no dia 27/03, foi conduzida pelos dois primeiros autores numa turma de terceiro ano do ensino médio; a segunda, no dia 28/03, pelos terceiro e quarto autores numa turma de primeiro ano do ensino médio; ambas tiveram duração de 50 minutos e foram supervisionadas pela penúltima autora, que é a professora das turmas. Nessas aulas, os alunos foram indagados sobre quais homens contribuíram para a Matemática, indagação que sempre sabiam responder, situação que mudava totalmente quando a pergunta passava a ser sobre as contribuições das mulheres. A partir daí, as duplas de pesquisadores convidaram os alunos a manusear e ler o folder impresso que cada um recebeu. As aulas seguiram com a discussão do material e contaram com participação ativa da maioria dos alunos, sobretudo das alunas. A atividade investigativa, na perspectiva de Ponte (2003), consistiu em apresentar e trabalhar o método de Júlia para cálculo da raiz quadrada, formalizado por Tavares (2023), e foi o momento de maior dificuldade dos alunos, sobretudo devido a lacunas nas operações fundamentais. Concluímos que a utilização do folder foi positiva e importante para organizar as informações essenciais e as discussões desenvolvidas nas turmas.

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