Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O RECONHECIMENTO DO EU, O OUTRO E O NÓS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O interesse no trabalho com a identidade nos tempos/espaços da Educação com as crianças, justifica-se em campos e objetivos de aprendizagem registradas de modo vivo no currículo na Educação Infantil potencializando as interações, experiências e vivências como elementos fundamentais para o desenvolvimento integral de bebês e crianças enquanto sujeito integral. Este artigo tem por objetivo dialogar acerca da importância do reconhecimento do "Eu, o outro e o nós" na construção da identidade étnico-racial na Educação Infantil. A pesquisa alicerça-se em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, fundamentada nas contribuições metodológicas de Bogdan e Biklen. O estudo foi desenvolvido em duas etapas complementares: inicialmente, realizou-se uma pesquisa teorico-prática que estabeleceu diálogos com documentos oficiais e com as contribuições de autores como Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Sonia Kramer, Fúlvia Rosemberg, Rossetti-Ferreira, Bell Hooks e Ana Cristina Coll Delgado. Posteriormente, construimos uma sequência de atividades pedagógicas intecionais, com crianças de 2 e 3 anos em uma turma de creche numa escola do campo do Município de Lagarto, Sergipe. Evidenciou-se que pensar a relação do "Eu" e do "outro" na primeira infância implica em valorizar as características individuais de cada criança, incluindo seus traços físicos, sua história familiar e suas heranças culturais. Este reconhecimento proporciona à criança a percepção da diversidade, como um valor fundamental e contribui para a construção de uma identidade coletiva baseada no respeito mútuo e na valorização das diferenças. Os resultados revelam que a construção positiva da autoimagem da criança negra é fundamental desde a Educação Infantil, promovendo-as através de práticas pedagógicas refexivas e plurais que trabalhem a identidade étnico-racial de forma afirmativa e contextualizada. Estas práticas contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças negras, bem como para a formação de valores antirracistas nas demais crianças, independentemente de sua origem étnico-racial, ampliando esta discussão para além desta comunidade escolar.

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