O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM UMA ESCOLA DE APLICAÇÃO: O QUE DIZEM OS ALUNOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126690 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4259 "inscrito_id" => 6362 "titulo" => "O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM UMA ESCOLA DE APLICAÇÃO: O QUE DIZEM OS ALUNOS" "resumo" => "O presente estudo trata da discussão sobre o relacionamento interpessoal entre docentes e discentes do Ensino Fundamental II de uma Escola de Aplicação, a partir da escuta dos estudantes, no Projeto Diagnóstico Pedagógico, da Coordenação Pedagógica. De cunho qualitativo, utilizamos a aplicação dos questionários em 12 turmas do Ensino Fundamental II, com questões subjetivas e objetivas sobre o relacionamento interpessoal entre os docentes e discentes, tendo em vista a relevância desse aspecto para a efetivação da aprendizagem. Para Delizoicov(2009) se a aprendizagem é resultado das ações de um sujeito, não é resultado de qualquer ação: ela só se constrói em uma interação entre sujeito e o meio circundante. Motivar o aluno a interagir com as ações e atividades oportunizadas se faz de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, e essa ação deve levantar a autoestima do discente, trazendo-o a um cenário interativo e dinâmico onde a mediação se coadune à cognição, favorecendo a construção do conhecimento. Os estudantes apontam dificuldades diversas em termos da interação entre eles e alguns professores, tais como a grosseria, a intolerância e os gritos de alguns docentes causando o temor e o silenciamento dos alunos, impactando nas suas aprendizagens. Os resultados sinalizam para a necessidade da reflexão docente sobre o trato com os discentes a fim de melhorar nesse aspecto. Indicam ainda o valor da afetividade, do respeito e da tolerância para o êxito do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6362_TB4259_30102025153223.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EULALIA SOARES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Eulalia Vieira" "autor_email" => "eulaliasoaresvieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126690 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4259 "inscrito_id" => 6362 "titulo" => "O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM UMA ESCOLA DE APLICAÇÃO: O QUE DIZEM OS ALUNOS" "resumo" => "O presente estudo trata da discussão sobre o relacionamento interpessoal entre docentes e discentes do Ensino Fundamental II de uma Escola de Aplicação, a partir da escuta dos estudantes, no Projeto Diagnóstico Pedagógico, da Coordenação Pedagógica. De cunho qualitativo, utilizamos a aplicação dos questionários em 12 turmas do Ensino Fundamental II, com questões subjetivas e objetivas sobre o relacionamento interpessoal entre os docentes e discentes, tendo em vista a relevância desse aspecto para a efetivação da aprendizagem. Para Delizoicov(2009) se a aprendizagem é resultado das ações de um sujeito, não é resultado de qualquer ação: ela só se constrói em uma interação entre sujeito e o meio circundante. Motivar o aluno a interagir com as ações e atividades oportunizadas se faz de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, e essa ação deve levantar a autoestima do discente, trazendo-o a um cenário interativo e dinâmico onde a mediação se coadune à cognição, favorecendo a construção do conhecimento. Os estudantes apontam dificuldades diversas em termos da interação entre eles e alguns professores, tais como a grosseria, a intolerância e os gritos de alguns docentes causando o temor e o silenciamento dos alunos, impactando nas suas aprendizagens. Os resultados sinalizam para a necessidade da reflexão docente sobre o trato com os discentes a fim de melhorar nesse aspecto. Indicam ainda o valor da afetividade, do respeito e da tolerância para o êxito do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6362_TB4259_30102025153223.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EULALIA SOARES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Eulalia Vieira" "autor_email" => "eulaliasoaresvieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }