RESSIGNIFICANDO A INFÂNCIA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127404 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5787 "inscrito_id" => 14549 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO A INFÂNCIA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A prática da contação de histórias mediada através de livros paradidáticos e recursos visuais possibilita na educação infantil promover o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos cognitivo, emocional e social complementando a ação da família e da comunidade (Brasil 2013). Delimitou-se os seguintes objetivos específicos: Analisar como a contação de histórias ativa áreas cerebrais associadas ao desenvolvimento da linguagem, memória, imaginação e empatia nas crianças; identificar os benefícios da contação de histórias para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos educandos e ainda observar como os educadores utilizam livros paradidáticos aliado a recursos visuais na contação de histórias para enriquecer a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Considerando tratar-se de uma etapa transitória do desenvolvimento, as mudanças ocorrem de maneira rápida e intensa, tornando-se imprescindível que esse período seja caracterizado por estímulos adequados, capazes de favorecer a aprendizagem de habilidades preditoras, fundamentais para um desempenho escolar satisfatório. (Cruz & Oliveira, 2020). Este estudo investiga de que forma essa estratégia pedagógica contribui para a ressignificação da infância, favorecendo a ampliação do repertório literário, o estímulo à imaginação e a construção de diferentes significados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em duas escolas que ofertam a educação infantil, no I período, em Corrente-PI, utilizando análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com educadores para compreender o impacto dessas práticas que envolve a contação de histórias. O estudo fundamenta-se em autores como Vygotsky (1998), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento; Emília Ferreiro (2001), que aborda a aquisição da linguagem; Magda Soares (2009), que discute o letramento; Tizuko Morchida,Kishimoto (1994), que destaca o brincar e a narrativa; e Ana Teberosky (1999), que investiga o impacto da leitura na infância. Os achados da pesquisa revelam que a contação de histórias quando planejada e intencionalmente aplicada, fortalece habilidades linguísticas, promove a empatia e potencializa a compreensão de valores e significados sociais, consolidando-se como uma estratégia pedagógica inteiramente voltada para ressignificação do saber na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14549_TB5787_30102025191057.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA LOBATO LOUZEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA" "autor_email" => "jaciaralobatolouzeirosantos@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127404 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5787 "inscrito_id" => 14549 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO A INFÂNCIA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A prática da contação de histórias mediada através de livros paradidáticos e recursos visuais possibilita na educação infantil promover o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos cognitivo, emocional e social complementando a ação da família e da comunidade (Brasil 2013). Delimitou-se os seguintes objetivos específicos: Analisar como a contação de histórias ativa áreas cerebrais associadas ao desenvolvimento da linguagem, memória, imaginação e empatia nas crianças; identificar os benefícios da contação de histórias para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos educandos e ainda observar como os educadores utilizam livros paradidáticos aliado a recursos visuais na contação de histórias para enriquecer a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Considerando tratar-se de uma etapa transitória do desenvolvimento, as mudanças ocorrem de maneira rápida e intensa, tornando-se imprescindível que esse período seja caracterizado por estímulos adequados, capazes de favorecer a aprendizagem de habilidades preditoras, fundamentais para um desempenho escolar satisfatório. (Cruz & Oliveira, 2020). Este estudo investiga de que forma essa estratégia pedagógica contribui para a ressignificação da infância, favorecendo a ampliação do repertório literário, o estímulo à imaginação e a construção de diferentes significados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em duas escolas que ofertam a educação infantil, no I período, em Corrente-PI, utilizando análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com educadores para compreender o impacto dessas práticas que envolve a contação de histórias. O estudo fundamenta-se em autores como Vygotsky (1998), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento; Emília Ferreiro (2001), que aborda a aquisição da linguagem; Magda Soares (2009), que discute o letramento; Tizuko Morchida,Kishimoto (1994), que destaca o brincar e a narrativa; e Ana Teberosky (1999), que investiga o impacto da leitura na infância. Os achados da pesquisa revelam que a contação de histórias quando planejada e intencionalmente aplicada, fortalece habilidades linguísticas, promove a empatia e potencializa a compreensão de valores e significados sociais, consolidando-se como uma estratégia pedagógica inteiramente voltada para ressignificação do saber na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14549_TB5787_30102025191057.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA LOBATO LOUZEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACIARA" "autor_email" => "jaciaralobatolouzeirosantos@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }