Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESSIGNIFICANDO A INFÂNCIA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A prática da contação de histórias mediada através de livros paradidáticos e recursos visuais possibilita na educação infantil promover o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos cognitivo, emocional e social complementando a ação da família e da comunidade (Brasil 2013). Delimitou-se os seguintes objetivos específicos: Analisar como a contação de histórias ativa áreas cerebrais associadas ao desenvolvimento da linguagem, memória, imaginação e empatia nas crianças; identificar os benefícios da contação de histórias para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos educandos e ainda observar como os educadores utilizam livros paradidáticos aliado a recursos visuais na contação de histórias para enriquecer a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Considerando tratar-se de uma etapa transitória do desenvolvimento, as mudanças ocorrem de maneira rápida e intensa, tornando-se imprescindível que esse período seja caracterizado por estímulos adequados, capazes de favorecer a aprendizagem de habilidades preditoras, fundamentais para um desempenho escolar satisfatório. (Cruz & Oliveira, 2020). Este estudo investiga de que forma essa estratégia pedagógica contribui para a ressignificação da infância, favorecendo a ampliação do repertório literário, o estímulo à imaginação e a construção de diferentes significados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em duas escolas que ofertam a educação infantil, no I período, em Corrente-PI, utilizando análise documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com educadores para compreender o impacto dessas práticas que envolve a contação de histórias. O estudo fundamenta-se em autores como Vygotsky (1998), que enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento; Emília Ferreiro (2001), que aborda a aquisição da linguagem; Magda Soares (2009), que discute o letramento; Tizuko Morchida,Kishimoto (1994), que destaca o brincar e a narrativa; e Ana Teberosky (1999), que investiga o impacto da leitura na infância. Os achados da pesquisa revelam que a contação de histórias quando planejada e intencionalmente aplicada, fortalece habilidades linguísticas, promove a empatia e potencializa a compreensão de valores e significados sociais, consolidando-se como uma estratégia pedagógica inteiramente voltada para ressignificação do saber na educação infantil.

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