SIMUVOS: SIMULADOR PARA O ENSINO DE SISTEMAS OPERACIONAIS INTEGRADO AO AVA MOODLE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125038 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 6037 "titulo" => "SIMUVOS: SIMULADOR PARA O ENSINO DE SISTEMAS OPERACIONAIS INTEGRADO AO AVA MOODLE" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um Simulador Virtual de Processos (SimuVos) para a disciplina de Sistemas Operacionais (SO) e integrá-lo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu na revisão da literatura e na análise dos plugins existentes para o Moodle; já a segunda envolveu a concepção de métodos, plataformas e linguagens para o desenvolvimento do simulador e sua integração ao AVA. Como resultado, foi desenvolvido um simulador interativo no formato de bloco para o Moodle, com o objetivo de capacitar os estudantes em competências práticas essenciais no contexto de Sistemas Operacionais. Durante a pesquisa, foi realizado um estudo aprofundado sobre a plataforma Moodle, analisando sua capacidade de personalização e integração com diferentes tecnologias de back-end e front-end. Essa análise permitiu a criação de uma ferramenta de aprendizado mais intuitiva e eficaz, facilitando a aplicação prática dos conceitos de Sistemas Operacionais. Além disso, o simulador contribui para a redução de custos educacionais ao minimizar a necessidade de infraestrutura física, tornando o ensino mais acessível, eficiente e sustentável. A integração ao AVA Moodle proporciona facilidade, acessibilidade e economia, permitindo o uso de simuladores para ensinar conceitos complexos de maneira dinâmica e interativa. Com base nos resultados obtidos, o SimuVOS, mostra-se um recurso funcional e inovador para o estudo de conceitos essenciais, presentes na disciplina de Sistemas Operacionais. Por meio de sua interface intuitiva e dinâmica, o simulador oferece aos usuários uma experiência prática e interativa que complementa o aprendizado teórico, promovendo maior engajamento e entendimento dos conceitos abordados. É importante ressaltar que um diferencial da ferramenta é sua capacidade de reproduzir cenários realistas envolvendo os conceitos de SO, abordando aspectos essenciais como gerenciamento de processos, alocação de memória e identificação de deadlocks." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6037_TB584_29102025225225.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UENDERSON MENDES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "UENDERSON M" "autor_email" => "uendersonmendes581@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125038 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 6037 "titulo" => "SIMUVOS: SIMULADOR PARA O ENSINO DE SISTEMAS OPERACIONAIS INTEGRADO AO AVA MOODLE" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um Simulador Virtual de Processos (SimuVos) para a disciplina de Sistemas Operacionais (SO) e integrá-lo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu na revisão da literatura e na análise dos plugins existentes para o Moodle; já a segunda envolveu a concepção de métodos, plataformas e linguagens para o desenvolvimento do simulador e sua integração ao AVA. Como resultado, foi desenvolvido um simulador interativo no formato de bloco para o Moodle, com o objetivo de capacitar os estudantes em competências práticas essenciais no contexto de Sistemas Operacionais. Durante a pesquisa, foi realizado um estudo aprofundado sobre a plataforma Moodle, analisando sua capacidade de personalização e integração com diferentes tecnologias de back-end e front-end. Essa análise permitiu a criação de uma ferramenta de aprendizado mais intuitiva e eficaz, facilitando a aplicação prática dos conceitos de Sistemas Operacionais. Além disso, o simulador contribui para a redução de custos educacionais ao minimizar a necessidade de infraestrutura física, tornando o ensino mais acessível, eficiente e sustentável. A integração ao AVA Moodle proporciona facilidade, acessibilidade e economia, permitindo o uso de simuladores para ensinar conceitos complexos de maneira dinâmica e interativa. Com base nos resultados obtidos, o SimuVOS, mostra-se um recurso funcional e inovador para o estudo de conceitos essenciais, presentes na disciplina de Sistemas Operacionais. Por meio de sua interface intuitiva e dinâmica, o simulador oferece aos usuários uma experiência prática e interativa que complementa o aprendizado teórico, promovendo maior engajamento e entendimento dos conceitos abordados. É importante ressaltar que um diferencial da ferramenta é sua capacidade de reproduzir cenários realistas envolvendo os conceitos de SO, abordando aspectos essenciais como gerenciamento de processos, alocação de memória e identificação de deadlocks." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6037_TB584_29102025225225.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UENDERSON MENDES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "UENDERSON M" "autor_email" => "uendersonmendes581@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }